Título: Novidades em diagnóstico e combate serão testadas
Autor: Braga, Carlos; Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 21/11/2008, Tema do Dia, p. A2

Entra as novidade no combate à dengue, o Ministério da Saúde pretende testar armadilhas para a captura do mosquito adulto. O objetivo é conter a multiplicação dos focos de dengue em casos de surtos da doença. Treze municípios aceitaram participar da experiência. O Rio, de acordo com a relação do ministério, não está entre as cidades parceiras para desenvolver as novas ações, que incluem também novos procedimentos de diagnóstico da doença e de controle da proliferação do mosquito transmissor.

O Ministério da Saúde informou que o programa de teste só deve começar em dezembro. A partir do fim de novembro, está prevista uma reunião com o órgão e as secretarias de Saúde municipais e estaduais das cidades que participarão do estudo, para decidirem a melhor forma de implementação das técnicas.

Uma novo método de diagnóstico também será usada nos municípios listados. Trata-se de um monitoramento do vírus da dengue no organismo através de testes de sangue, capaz de dar um diagnóstico em cerca de 15 minutos.