Título: Estudantes protestam contra Severino
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Jornal do Brasil, 02/03/2005, País, p. A2

Com críticas exclusivamente voltadas ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), estudantes, militantes do PT e assessores da vereadora Soninha (PT) protestaram ontem na Avenida Paulista contra a proposta que reajustaria os salários de deputados federais e senadores em 67%. Organizado pela vereadora, o ato reuniu 37 pessoas na escadaria do prédio da Gazeta. Um panelaço de cerca de 30 minutos atraiu a atenção dos que passavam pela Avenida Paulista, no horário do almoço.

Batendo colheres em tampas de panelas, estudantes recrutados pelos organizadores concentraram as palavras de ordem em Severino, poupando o presidente Lula. A única menção ao presidente foi uma faixa assinada pela Juventude do PT que dizia ''Luiz Inácio falou: são 300 picaretas com anel de doutor''.

Entoando cantos como ''Severino, preste atenção, o povo não é trouxa, não'', os manifestantes eram, na maioria, estudantes que saíam das aulas das faculdades e escolas próximas à avenida. Apesar do imediatismo, conheciam o motivo do protesto e criticavam principalmente os ''R$ 21 mil'' que os deputados podem receber, caso o projeto seja aprovado.

- Eles não precisam de aumento. O país tem outras prioridades - criticava Marina Adorno, 17 anos, universitária da Cásper Líbero.

Soninha chamou o aumento de salários de deputados e senadores de ''escárnio'' e ''deboche'' e afirmou que, se possível, irá abrir mão de receber seu reajuste na Câmara Municipal, resultado do efeito cascata garantido pela Constituição.