Correio Braziliense, n. 21096, 26/02/2021. Cidades, p. 17

 

Vacinação para novo grupo

26/02/2021

 

 

A partir das 8h de hoje, pessoas com mais de 76 anos começam a se vacinar contra a covid-19 no Distrito Federal. A ampliação, que ocorre após a chegada de 25,5 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, tem previsão de alcançar mais de 23 mil pessoas. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde (SES-DF) deve receber mais duas remessas de CoronaVac. "Uma tem chances de chegar neste fim de semana; a outra, no início de março", detalhou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez ao Correio.

Apesar da expectativa, o recebimento das doses sofreu atrasos. A previsão inicial era de que a remessa de unidades da CoronaVac chegasse ao DF em 23 de fevereiro e permitisse a imunização de idosos a partir dos 75 anos. A demora afetou o atendimento em diversos postos de atendimento: na quarta-feira, por exemplo, pontos na Estrutural, em Santa Maria, bem como em Taguatinga não tinham mais doses, e muitas pessoas voltaram para casa se vacinar. Ontem, o estoque da Secretaria de Saúde tinha, aproximadamente, 49,2 mil unidades de CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

Até o fechamento desta edição, 119,7 mil pessoas haviam sido vacinadas contra a covid-19 no DF; desse total, 38,8 mil receberam as duas doses. O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, calcula que cerca de 20% dos atendidos em Brasília são de outras unidades da Federação. Nesse grupo, 15% são de Goiás. Apesar de isso não constar na previsão inicial da pasta, o chefe da SES-DF afirmou que não vai ficar sem imunizar essa população — desde que os moradores de fora sejam parte do grupo prioritário. "Não vamos deixar de atender as pessoas. O Sistema Único de Saúde (SUS) é universal", reforçou.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aplicações só por agendamento 

26/02/2021

 

 

No Distrito Federal, tornou-se obrigatório marcar data, hora e local para a imunização contra a covid-19, seja para a primeira dose ou para o reforço. Com o direcionamento da população ao site exclusivo para agendamento (leia Tira-dúvidas), o público pode escolher a modalidade de preferência — salas de vacina ou postos drive-thru — e imprimir o comprovante com os dados pessoais. Desde as 16h de ontem, o sistema — que antes estava disponível apenas para marcação da segunda aplicação — ficou aberto para todas as pessoas que fazem parte do público prioritário.

Nas primeiras horas, mais de 2 mil pessoas fizeram agendamento. No entanto, entre a tarde e a noite de ontem, o site ficou fora do ar por cerca de duas horas e apresentou instabilidades ao longo do dia. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que isso ocorreu devido à grande demanda de acessos simultâneos. "A área técnica da pasta tem realizado ajustes no sistema e monitorado a situação", afirmou a pasta, em nota.

Por enquanto, no DF, podem se vacinar: profissionais da saúde pública e privada; indígenas aldeados; idosos com mais de 60 anos internados em instituições de longa permanência; idosos em home care; pacientes do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad); pessoas com deficiência institucionalizadas; e idosos a partir de 76 anos. Apenas o atendimento de servidores da saúde continuará sem agendamento, nos respectivos locais de trabalho.