Título: Papa fala em alemão e italiano
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/03/2005, Internacional, p. A8

Cardeal diz que João Paulo II está bem

ROMA - O papa João Paulo II voltou a falar ontem, cinco dias após ter sido submetido a uma traqueostomia. A conversa, em duas línguas, foi com o cardeal alemão Joseph Ratzinger, o guardião da doutrina católica romana.

- O pontífice falou comigo em alemão e italiano. Estava bem lúcido e já retoma um pouco do trabalho, com alguns documentos que levei para ele - contou Ratzinger, ao deixar o hospital Gemelli, de Roma, onde o líder católico está internado por ter apresentados novos problemas respiratórios.

O alemão acrescentou que o papa está mentalmente alerta e é capaz ''de dizer coisas essenciais com a própria voz''.

Na cirurgia, foi aberto um pequeno orifício na traquéia de João Paulo II, para a inserção de um tubo que permite a canalização do ar direto para os pulmões. Médicos alertaram que poderia levar semanas até que ele recuperasse a fala. Mas na segunda-feira, o paciente começou a fisioterapia vocal, e repetiu os exercícios, durante um hora, ontem.

Outro temor dos especialistas é que o pontífice tivesse que passar a usar um aparelho sonoro para simular sons, se sua voz não voltasse. Além da gripe reincidente, causa alegada pelo Vaticano para a nova internação no Gemelli, é provável que o mal de Parkinson esteja paralisando músculos do sistema respiratório, causando as complicações registradas há um mês.

Fontes eclesiásticas contaram que Karol Wojtyla usa os dias no hospital para orar e meditar, e que passa o tempo entre a cama e uma poltrona. Sua alimentação é leve, com iogurtes, café com leite e sucos.

O Vaticano não informou quando o papa recebe alta, levantando a possibilidade de que, pela primeira vez em 26 anos de papado, João Paulo II possa perder as cerimônias da Semana Santa, inclusive a missa de Páscoa, no final do mês.

O próximo boletim médico oficial deverá ser divulgado pela Santa Sé amanhã. E hoje, devido à internação do papa, não será realizada a audiência pública na Praça de São Pedro.