Título: Obras serão discutidas em audiência pública
Autor: Falcão, Márcio
Fonte: Jornal do Brasil, 19/11/2008, País, p. A10

As suspeitas lançadas pela oposição contra o comitê da Comissão Mista do Orçamento (CMO) responsável pela análise de pareceres do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as obras irregulares deixou a cúpula da comissão em alerta. Para evitar um novo desgaste para o colegiado - que no ano passado enfrentou questionamentos em relação a criação do anexo de metas ¿, as discussões sobre os empreendimentos com problemas serão feitas em audiência pública.

O presidente da CMO, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), espera um parecer de justificativa dos órgãos que tiveram ações incluídas na lista de ressalvas do TCU, que deve ser entregue até o final desta semana, para marcar o debate. A idéia é que os técnicos do TCU e representantes dos órgãos apresentem seus pontos de vista para que os parlamentares formem opinião.

¿ Não vamos arriscar - disse Mendes. ¿ Queremos o trabalho mais isento possível, então, com esta medida vamos fazer uma discussão que não vai deixar dúvidas.

Maquiagem

As ações de fiscalização do TCU em relação ao PAC preocupam o governo. Um relatório publicado no mês passado gerou mal-estar na cúpula do governo. O documento aponta que a Casa Civil avalia para cima o desempenho das obras do programa. De 84 empreendimentos acompanhados neste ano pelo TCU, 38 (45%) estão com atraso maior do que o governo divulga. A Casa Civil argumenta que a diferença nos balanços se deve a questões metodológicas.