Título: Dilma: é hora de o país ter mulher no poder
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/11/2008, País, p. A4

Ministra evita falar de candidatura, mas deixa pistas

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, praticamente lançou-se à Presidência da República ao dizer que o Brasil já pode ter uma mulher na presidência, diante do contexto internacional em que mulheres chegam cada vez mais ao poder ¿ político, empresarial e financeiro.

Em evento no Rio de Janeiro, Dilma disse que está na hora de o país ter uma presidente mulher. Na avaliação da ministra, o "século 21 é dos negros e das mulheres". A ministra negou que já seja candidata à Presidência, mas deixou pistas da pretensão.

¿ Acho que, pela participação das mulheres no mundo, está na hora ¿ declarou Dilma. ¿ Está na hora de ter presidente, de ter presidente de empresa, e isso está sendo algo cada vez mais reconhecido. Foi-se a época em que mulher era considerada cidadã de segunda qualidade, que só podia participar de algumas atividades.

Apesar de ter sido apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como sua aposta para comandar o Palácio do Planalto, Dilma rechaçou a hipótese de que esteja em campanha e a possibilidade de ter sido sondada pelo presidente.

¿ Não estou cogitando neste momento essa questão ¿ continuou a ministra. ¿ Estou em falando em tese (que é hora de ter uma mulher presidente). O presidente não me fez nenhum convite. Ele estava fazendo um raciocínio, estava trabalhando em várias hipóteses.

Dilma disse que se sentia elogiada com a declaração de Lula.

¿ Obviamente que qualquer pessoa se sente gratificada em ser pensada para um cargo dessa magnitude ¿ concedeu a ministra. Agora, ainda não há nada definitivo.

Falando para jornais italianos, Lula disse que Dilma era a pessoa certa para ser sua sucessora. A ministra destacou durante a entrevista que não faz conjeturas a respeito:

¿ Quando a coisa acontecer, a gente se manifesta. Não vou trabalhar sobre hipóteses. (Folhapress)