Título: Como se nós fôssemos vizinhos...
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/11/2008, Rússia & Brasil Special Report, p. A13

Moscou

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, eleito em 2008 aos 42 anos, chega hoje ao Brasil, em mais uma importante etapa de sua visita à América Latina. Antes da viagem, ele falou sobre assuntos importantes para seu país e para o mundo.

Economia ¿ "Nossas ações na economia serão baseadas na concepção dos quatro `I¿ - instituições, investimentos, infra-estrutura e inovações. Esta abordagem está consolidada na concepção de desenvolvimento pelo governo até 2020. Podemos acrescentar a ela o quinto elemento - inteligência. Nossa prioridade é a produção de conhecimentos, novas tecnologias e cultura de vanguarda. Isso significa alcançar a posição de liderança na ciência, na educação e na arte. E para atingir essas metas, nem o governo nem as empresas devem economizar - mesmo em períodos difíceis."

Liberdade de expressão ¿ "Ela deve ser garantida com avanços tecnológicos. A experiência demonstra que persuadir representantes da mídia praticamente é inútil. Não temos de convencer e, sim, ativamente, expandir a livre concorrência da internet e da TV digital. Nenhum burocrata conseguirá obstruir o debate na internet ou censurar ao mesmo tempo mais de mil canais."

Constituição ¿ "A história conhece muitos casos de governos democráticos que alteram os prazos de mandatos governamentais. Proponho ampliar os prazos dos poderes constitucionais do presidente e da câmara dos deputados até 6 e 5 anos respectivamente. Estamos falando não sobre uma reforma constitucional, e sim sobre uma correção na constituição, não interferindo na natureza política e jurídica das instituições já existentes. Os novos prazos só poderão ser usufruídos por um candidato a presidente, após a entrada em vigor das alterações".

Crise econômica ¿ "A Rússia vai insistir na reforma do sistema político e econômico mundial. A sucessão de erros e as crises de 2008 demonstraram que é necessário reformar radicalmente o sistema político e econômico. A Rússia vai cooperar neste sentido juntamente com os EUA, União Européia, os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) e todas as partes interessadas. Até o fim deste ano temos de criar um pacote de leis, que formará a base para a implantação na Rússia de um dos principais centros financeiros do mundo, que servirá como núcleo para um sistema financeiro russo independente e competitivo. Precisamos valorizar o rublo, como moeda de peso internacional. E, finalmente, começar a transição para cobrança em rublos, obviamente começando pelo gás e o petróleo. Além de estimular a emissão de ações em rublos, principalmente no mercado russo. O objetivo final deste processo é transformar o rublo em uma moeda regional".

Luta contra a corrupção ¿ "Já estão sendo feitas mudanças nas leis que regem os funcionários aduaneiros e os órgãos de assuntos internos do Ministério Público Federal e do Serviço de Segurança, juízes e membros dos tribunais, entidades públicas e autarquias. As medidas de prevenção são: primeiro, elevar as exigências sobre funcionários estaduais e municipais, e fornecer informações sobre seus rendimentos e bens. A verificação pode chegar até à quebra de sigilo. Segundo, os funcionários estaduais e municipais são obrigados a ter suas ações correspondendo às regras pré-estabelecidas de seus serviços. O não-cumprimento acarretará em responsabilidade disciplinar, administrativa e, se for necessário, penal. Terceiro, serão impostas sanções penais por abuso de poder a funcionários não-governamentais, compatíveis às que são aplicadas a funcionários do governo. E quarto, introduzir responsabilidade administrativa à pessoa jurídica por receptação de suborno em nome ou em beneficio de uma entidade jurídica".