Título: Brasil e México serão prioridade
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/11/2008, Internacional, p. A22

Jornal argentino `La Nación¿ sugere que Obama dará atenção especial aos dois países da região.

O Brasil e o México serão as prioridades do governo do presidente Barack Obama na América Latina, de acordo com o jornal argentino, La Nación, que atribui a informação aos assessores de Obama para a região.

O diário antecipa que, no governo Obama, o atual subsecretário de Estado para as Américas, Tom Shannon, diplomata de carreira, tem seu nome nas listas provisórias como embaixador dos Estados Unidos no Brasil ou no México.

Além disso, a lista de nomes que fazem parte da equipe de Obama poderia incluir também especialistas em América Latina como Julia Sweig. Ou até mesmo figuras republicanas como Carl Meacham, que trabalha para o senador Richard Lugar no Comitê de Relações Exteriores, afirma o jornal.

Como prova da atenção especial que será dada às duas nações latino-americanas, o La Nación lembra que Obama conversou por telefone com os presidentes de ambos os países, Luiz Inácio Lula da Silva e Felipe Calderón, em sua primeira rodada de contatos com líderes internacionais.

Alguns dias depois, o presidente eleito continuou os contatos com Cristina Fernández Kirchner, presidente da Argentina, e o colombiano Álvaro Uribe. Deixou, porém, de falar com o explosivo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a quem criticou durante a campanha e ao longo de seu trabalho como senador.

O jornal sugere, ainda, que o futuro presidente dos EUA poderá viajar ao Brasil no próximo ano, numa escala antes ou depois da Cúpula das Américas, que se realiza em Trinidad e Tobago, entre 17 e 19 de abril.

Respaldo

O Congresso dos Estados Unidos estará disposto a trabalhar com o presidente eleito, Barack Obama, desde o primeiro dia de seu mandato, em 20 de janeiro, garantiram os líderes da maioria democrata após a entrevista coletiva de ontem do futuro líder americano em que formalizou nomeações para sua equipe econômica.

A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que o Congresso estará pronto para ajudar o novo presidente em seu plano para restabelecer a confiança na economia, criar e salvar 2,5 milhões de empregos e tornar os EUA mais competitivos na economia global.

Pelosi também qualificou as personalidades eleitas para o governo Obama como uma "equipe extremamente talentosa e diversa".

Já o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, festejou as escolhas e disse que "com a cooperação de nossos colegas republicanos, temos a intenção de enviar um plano de reativação econômica à Casa Branca assim que possível, logo após a posse de Obama".

Diplomacia

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert afirmou ontem que um acordo pela criação de um Estado palestino deve ser a meta principal do governo de Barack Obama após o fracasso dele e do atual presidente americano, George Bush. Olmert, que deixará o cargo após as eleições parlamentares de 10 de fevereiro, estava em visita a Washington para se despedir de Bush.

Barack Obama dará nova coletiva de imprensa hoje às 11h, em que deve se concentrar mais uma vez em sua política econômica.