Valor econômico, v. 21, n. 5195, 25/02/2021. Brasil, p. A4

 

Isolamento é o menor desde março

Ana Conceição

25/02/2021

 

 

Mobilidade ainda não voltou ao nível pré-pandemia em nenhum Estado

Enquanto a disseminação do coronavírus ganha velocidade e leva ao colapso o sistema de saúde em vários pontos do país, dados de geolocalização mostram uma tendência geral de aumento da circulação das pessoas em todos os Estados. Nos últimos dias, alguns municípios anunciaram regras de circulação mais duras para conter a disseminação do vírus, mas na média o isolamento tem sido cada vez menor.

Ontem, a dois dias de completar um ano do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o país ultrapassou a marca de 250 mil mortos. O ritmo de transmissão segue acelerado. Há mais de um mês os óbitos ultrapassam a marca de mil na média diária.

Dados da plataforma Inloco, que utiliza dados de celulares para medir o deslocamento das pessoas pelo país, mostram que, na média, o índice de isolamento social do Brasil caiu de 42,7% no dia 16 de fevereiro para 32% uma semana depois, no dia 23. Esta marca e a de sexta-feira, dia 19 (31,8%), são as menores desde o dia 13 de março do ano passado (30,1%), quando as medidas de isolamento ainda não tinham sido adotadas pelo país. O Estado de São Paulo iniciou a quarentena em 24 de março, por exemplo.

Importante notar que apesar do aumento, a circulação não voltou aos níveis pré-pandemia em nenhum Estado.

No Amazonas, o índice de isolamento médio caiu de 48% pra 41% na última semana. Nos domingos, o isolamento no Estado diminuiu de 61% para 51% do dia 14 para o dia 21.

Em Manaus, que viveu uma crise aguda no sistema hospitalar em janeiro, o isolamento caiu de 48% para 41% entre a semana de 17 a 23 de fevereiro, segundo dados do Atlas ODS Amazonas, da universidade federal do Estado (Ufam) em parceria com a Inloco. Alguns dias antes, no dia 13, a taxa chegou a 52%. Na segunda-feira, a capital amazonense liberou a abertura parcial do comércio.

O Amazonas tem baixos índices de quarentena, levando em conta a grave situação local, mas ainda lidera o isolamento social no país. Na lanterna estão Tocantins (28,6%), Goiás (29,4%), Paraná (29,6%). Em São Paulo (29,7%), o governador João Doria (PSDB) determinou ontem toque de recolher das 23h às 5h em todo o Estado a partir de amanhã.

O Google, que tem feito relatórios diários sobre a circulação de pessoas nos municípios, com detalhamento sobre equipamentos de lazer, residências e comércio, mostra que algumas cidades que decretaram toque de recolher à noite não tiveram grande diferença no isolamento.

Em Salvador, que adotou toque de recolher nesta semana, os indicadores seguem na mesma toada desde o início de janeiro, sem grandes variações. Mas a movimentação de pessoas na capital da Bahia segue abaixo do nível pré-pandemia, com queda no transporte público e de 38% no varejo e lazer.

São Bernardo do Campo (SP) decretou toque de recolher a partir de sábado. Ali, a circulação em locais de trabalho e parques está até acima do período anterior à pandemia. Em Araraquara (SP), que há dias está em “lockdown”, as estações de transporte público, os equipamentos de lazer e as lojas do comércio registravam queda de 65% a 7% na circulação de pessoas no último dia 20.