Correio Braziliense, n. 21109, 11/03/2021. Cidades, p. 20

 

Novo grupo vacinado

11/03/2021

 

 

A partir de hoje, os idosos que têm 74 anos poderão ser vacinados contra a covid-19 no Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde, a estimativa é de que haja 10.273 pessoas na faixa etária vivendo na capital. O agendamento pode ser realizado no site vacina.saude.df.gov.br, ou pelo Disque Saúde 160, opção 6. O atendimento pelos pontos de drive-thru será exclusivo para os que agendaram. Nas unidades básicas de saúde (UBSs), que oferecem a vacina, o atendimento será por marcação e também para quem chegar no local. A Saúde destacou a importância de agendar previamente a imunização para evitar filas e aglomerações nos postos.

Obrigatoriedade

A Câmara Legislativa aprovou, ontem, o projeto de lei que obriga a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 em todos os atos administrativos do GDF. A proposta também inclui exigência de imunização para ter acesso a qualquer benefício social e também efetivação de matrícula na rede de ensino pública e privada.

Aprovado com nove votos favoráveis, quatro contrários e quatro abstenções, o projeto, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), vai à avaliação do governador Ibaneis Rocha (MDB).

A deputada distrital Júlia Lucy (Novo) votou contra o texto, por acreditar que o projeto fere a decisão individual do cidadão de escolher entre ser ou não imunizado. "Uma lei que traz uma obrigação neste momento, quando nem sabemos quando teremos vacina disponível para atender todo mundo, não faz sentido. Qual é a lógica? Será que o mais inteligente não é esperar a vacina chegar e a saúde pública conseguir se organizar para imunizar as pessoas? Não precisamos tirar o direito das pessoas", criticou a parlamentar.