Título: Política de incentivos familiares pode mudar as perspectivas
Autor: Jardim, Idelina
Fonte: Jornal do Brasil, 28/11/2008, País, p. A2

De acordo com o IBGE, se o ritmo de crescimento populacional se mantivesse no mesmo nível da década de 1950, em 2008 teríamos aproximadamente 105 milhões de habitantes a mais ¿ atualmente esse número está em 189,6 milhões. Como o número de filhos por casal vem caindo e uma parcela significativa da população está envelhecendo, a redução da população vai se refletir lá na frente.

Para o professor Ricardo Ismael, do departamento de sociologia e política da Puc-Rio, a projeção do estudo ¿ de quem 30 anos a população do país vai parar de crescer ¿ está correta, desde que não sejam adotadas políticas de incentivo aos casais.

¿ Na Europa e na França, já existe política de estímulo para que os casais tenham filhos. Aqui o governo também deveria adotá-la ¿ sugere o sociólogo, que complementa ¿ Se forem mantidas as atuais tendências, a população vai mesmo declinar em 30 anos e a projeção de futuro do IBGE vai se confirmar. Deve haver incentivo para que as famílias repensem a quantidade de filhos.

No Brasil, deve ser observado três grupos, segundo Ricardo Ismael: o de 0 a 14 anos, de 15 a 65 e 65 ou mais ¿ este último, vem crescendo rapidamente, segundo o o estudo.

¿ A parcela da população está envelhecendo. Aos poucos, a base da pirâmide populacional está diminuindo e o meio da população, que são os jovens junto com a faixa intemediária, que são as que tem mais de 65 anos ainda está crescendo. Essa transição está muito rápida ¿ disse Ismael.

15 irmãos e uma filha

O aposentado Manoel C. Ferreira, 84 anos, é um exemplo das estatísticas apresentadas no estudo do IBGE nas décadas de 1950/60. Sua mãe teve 15 filhos. Já na geração dele, preferiu apenas um, e veio seu grande xodó, uma menina ¿ que por sua vez, teve duas filhas. O ex-bancário é viúvo e mora com filha e suas netas no bairro de Laranjeiras, zona sul do Rio.

Questionado sobre os dados da pesquisa, disparou:

¿ A gente vive até quando Deus quer, é o tempo d"Ele que vale. Se a população parar de crescer em 30 anos, todo mundo vai morrer, vai ser difícil ¿ disse o homem com voz firme.