Título: Visita ao Rio inclui turismo mesmo sob chuva e frio
Autor: Gombata, Marsílea
Fonte: Jornal do Brasil, 26/11/2008, Internacional, p. A21

Apesar de ter, amigavelmente, pedido o voto da Rússia para eleger o Rio sede da Olimpíada de 2016, o governador Sérgio Cabral não obteve resposta do convidado de honra Dmitri Medvedev.

O presidente, que estava assessorado por um fortíssimo esquema de segurança ¿ além de limousine, carros blindados e seguranças vindos de Moscou, por onde a comitiva de Medvedev passava havia integrantes da Brigada Pára-quedista, da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal ¿ iniciou sua passagem pelo Brasil prestando homenagem aos soldados brasileiros desconhecidos mortos durante a 2ª Guerra Mundial, às 11h. Depois da cerimônia, seguiu para a Petrobras e para o almoço, em que estiveram presentes o governador de São Paulo, José Serra, e o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).

A tarde foi reservada para turismo. Ainda que sem a companhia da esposa, Svetlana, o líder aproveitou foi ao Maracanã, onde passou pelo gramado, visitou o museu do estádio e aproveitou para fazer compras na loja local, em que gastou cerca de R$ 600 em camisas da Seleção Brasileira e de times como Botafogo, Flamengo, Santos e São Paulo.

Mesmo sob chuva, Medvedev seguiu para o Cristo Redentor. E, apesar do tempo fechado, aproveitou para tirar fotos.

Carne

Apesar do embargo à carne brasileira na Rússia, Medvedev vem se deliciando com carne em sua passagem pelo Brasil. Na noite em que chegou, jantou no Marius, no Leme, e ontem participou de um churrasco com Lula.