Título: Parceria para suprir vácuo de informação
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 30/11/2008, Tema do Dia, p. A2
Eugene Abov, chefe-executivo da Rossiijskaya ¿ Gazeta da Federação Russa, chega hoje ao Brasil para participar do Seminário Bric, no Auditório da Fecomércio, no Rio. Em entrevista, conta que apresentará o projeto de parceria entre meios de comunicação como meio de promover maior envolvimento comercial entre Brasil e Rússia.
Qual será sua participação no seminário?
Falarei sobre o papel dos meios de comunicação como ferramenta para promover a cooperação entre os países dos Brics, que estão se transformando em grandes potências econômicas mundiais e aumentando a influência global. Isso deve certamente encorajar um aumento do comércio e da cooperação entre esses países. Neste sentido, a mídia pode representar um veículo eficaz na troca de conhecimentos e na promoção de investimentos multilaterais. Apresentarei um projeto de parceria que começamos há quase três anos com o maior jornal financeiro da Índia, o Economic Times.
Como funciona o projeto?
Nossa redação gera suplementos mensais, na forma de relatórios, com informações sobre negócios na Rússia. A idéia é divulgar aspectos de nosso país para promover oportunidades e disponibilizar informações em diversas comunidades da Índia. A cooperação dos meios de comunicação é uma excelente forma de reforçar parcerias comerciais e econômicas. Publicamos informações sobre oportunidades de investimentos russos, projetos de parceria, e tambem sobre aspectos culturais para preencher a lacuna de conhecimentos sobre a Rússia na Índia. Também geramos suporte para empresas russas com negócios na Índia e divulgamos informações sobre indianos morando na Rússia.
Essa parceria também gera suplementos sobre a Índia na Gazeta Russa?
A Índia publica suplementos cerca de duas vezes ao ano em nosso jornal, mas isso ocorre porque a Índia está mais presente em nosso país e as informações sobre ela aparecem com muito mais freqüência nos meios de comunicação russos, se compararmos com notícias do Brasil, por exemplo. Atualmente, para a maioria dos russos, o Brasil é como se fosse um outro planeta e queremos mudar isso. Hoje, a população russa em geral sabe muito pouco sobre o Brasil. Quando falamos do país, nossas principais associações são Pelé, futebol, carnaval e açúcar. Não se fala sobre negócios brasileiros e seu crescimento econômico. Acredito que a nova liderança da Rússia buscará um maior intercâmbio de recursos e informações com a America Latina. O Brasil precisa ser melhor apresentado, ou, quem sabe, ser melhor entendido, pela mídia russa.
De que forma pretende estimular esse intercâmbio cultural e econômico com o Brasil?
Faz algum tempo que estamos em contato com o Jornal do Brasile a Gazeta Mercantil para iniciarmos no Brasil, já a partir do próximo ano, um projeto semelhante ao que temos com a Índia. Pretendemos publicar um suplemento do JB no nosso jornal na Rússia com informações gerais sobre o Brasil, com a finalidade de aproximar povos tão distintos culturalmente.