O globo, n. 31980, 26/02/2021. Sociedade, p. 10

 

Saúde compra 20 milhões de doses de vacina da Índia

26/02/2021

 

 

Segundo o ministério, primeiro lote da Covaxin deve ser entregue em março, para ampliar a imunização no país contra a Covid-19

O Ministério da Saúde informou na noite de ontem que comprou 20 milhões de doses da vacina Covaxin da Precisa Medicamentos/Bharat Biotech, da Índia. Segundo a pasta, o investimento para a aquisição foi de R$ 1,6 bilhão.

“As primeiras 8 milhões de doses do imunizante devem começar a chegar já no mês de março, em dois lotes de 4 milhões a serem entregues entre 20 e 30 dias após a assinatura do contrato. Em abril, o governo federal espera receber outras 8 milhões de doses de imunizantes importados da Índia, no prazo de 45 e 60 dias após oficialização”, disse o ministério, em nota.

De acordo com a pasta, a aquisição permitirá ampliar a estratégia de vacinação dos brasileiros contra a Covid-19. No início da semana, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1.026, que facilita a compra de vacinas pelo Brasil, a partir da dispensa de licitações e com regras mais flexíveis para os contratos. A MP também incluiu, no rol de agências reguladoras estrangeiras que acelerariam a avaliação do registro no Brasil, o órgão de vigilância sanitária da Índia.

A Precisa Medicamentos, que representa a Bharat no Brasil, firmou um acordo prévio de intermediação com a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), que negocia doses do imunizante para cerca de 300 associadas. A oferta no setor privado, no entanto, depende do registro definitivo, pois a exploração comercial é vedada no caso de vacinas aplicadas sob o regime emergencial.

A aceitação da vacina na Índia, porém, é limitada. O país está lutando para convencer seus profissionais de saúde e de linha de frente a tomar a vacina da Covaxin. Desenvolvida no país, ela foi, de acordo com especialistas ouvidos pela Reuters, aprovada de forma controversa, sem anunciar dados de eficácia de estágio final.

O gigante asiático já vacinou mais de 10,5 milhões de profissionais de saúde e da linha de frente desde o início de sua campanha de imunização, no dia 16 de janeiro. Mas apenas 1,2 milhão, ou cerca de 11% deles, tomaram a Covaxin. Os 9,4 milhões restantes se imunizaram com a vacina da AstraZeneca, segundo dados atualizados ontem na plataforma online oficial de rastreamento da campanha de vacinação.

— A resistência na Índia é por causa da discussão sobre a Covaxin ser, inicialmente, apenas uma vacina experimental, que não havia concluído o ensaio de fase 3 ao começar a ser usada. Isso criou dúvidas nas pessoas —disse Subhash Salunkhe, que assessora o governo de Maharashtra sobre a estratégia de vacinação no estado.

O ministro da Saúde da Índia, Rajesh Bhushan, atribuiu a menor aplicação da Covaxin à capacidade de produção limitada da Bharat Biotech em comparação com a do Instituto Serum, que está produzindo a vacina AstraZeneca para países de baixa e média renda.