Título: O que é a globalização?
Autor: Rubens Vaz da Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2005, Outras Opiniões, p. A11

Mark Twain disse: ''Todos falam do tempo, mas ninguém toma uma providência''. Creio que o mesmo pode ser dito da globalização.

O que é a globalização? Pesquisa feita pela Globalisation Organization mostrou que em 2820 artigos sobre globalização e em 589 livros publicados em 1988 nos Estados Unidos, virtualmente todos autores deram sua própria definição de globalização. Prefiro acompanhar o professor. Amarthya Sen que definiu globalização como ''o processo de aumentar a integração internacional nas esferas econômica, política, social e cultural nas quais ações além das fronteiras nacionais limitam e influenciam resultados nacionais. A interação é vista sob forma de um fluxo maior de bens e serviços, de capital, e de interações culturais e políticas, migração de pessoas e muitas outras''.

A globalização como ''processo'' está em andamento; não foi inventada por ninguém e não tem dono. Simplesmente existe, ampliando transações comerciais, facilitando a comunicação e a informação. Os governos não podem influenciá-la, mas podem estimular ou dificultar o uso pelos seus cidadãos. Não faz justiça social, pois isto é de responsabilidade de cada governo. É ditada, principalmente, pela redução de custos de produção e das transações e pelo aumento da produtividade.

Dada a limitação de espaço vou referir-me apenas a duas das modalidades mais usadas na globalização: A terceirização da produção de bens e serviços no país (outsourcing) e a terceirização além-fronteiras (offshoring).

A terceirização antecede de muito à globalização. Começou quando as empresas compreenderam que a integração vertical não era a melhor opção e começaram a delegar a firmas especializadas a fabricação de componentes ou a execução de serviços. O melhor exemplo é o da Ford que, no tempo de Henry Ford, buscava a integração vertical total. Hoje, a montadora da mesma empresa, sediada na Bahia, terceiriza grande parte da fabricação dos componentes dos carros. Foi construída em amplo terreno e ofereceu a seus fornecedores lotes ao redor da fábrica, ou galpões, para que construam suas instalações, abastecimento de água, de energia e o uso de seus serviços de computação, bem como assistência técnica e treinamento de pessoal. As peças são submontadas por empregados do fabricante e depois instaladas no veículo pelos funcionários da Ford. O custo de transporte caiu a quase zero bem como a necessidade de capital de trabalho, pois o pagamento só é feito depois que o veículo estiver pronto. É prática de muitas empresas terceirizar tudo aquilo que outros possam fazer a menor custo.

A terceirização além-fronteiras se desenvolve através da contratação de serviços de informática com firmas sediadas em outros países. A Índia é o país que mais se beneficia desta modalidade graças a seu pessoal técnico altamente qualificado e à rede de comunicação de alta velocidade que permite atendimento imediato, além do custo da mão-de-obra ser muito inferior ao do primeiro mundo (10 dólares por hora de programador) e outros paises como o Brasil. Vários outros países estão se beneficiando desta modalidade, inclusive o Brasil. A IBM ganhou contrato da Nestlé para grande parte dos seus serviços de computação. Montou importante centro de alta tecnologia em Hortolândia, no interior de São Paulo, para executar trabalhos terceirizados para empresas da Nestlé em vários países, inclusive, naturalmente, no Brasil. Empregou muitos jovens brasileiros e encaminhou vários deles para treinamento nos Estados Unidos.

A globalização beneficia a todos que dela participam. Uns tiram maior proveito que outros. Mas ninguém sai perdendo. Os críticos reclamam que muitos países não estão sendo beneficiados e alguns dirigentes falam de ''globalização mais justa''. Os críticos mais veementes se reúnem no Fórum Social Mundial e vêm na globalização uma invenção do capitalismo. Esquecem que o próprio Fórum é globalizado e que muitas das organizações que comparecem a suas reuniões anuais estão também entre as mais globalizadas. A globalização não faz discriminação e veio para ficar. O melhor é tratar de tirar dela o máximo proveito.