Título: Depois da Venezuela, a renovação com Cuba
Autor: Gombata, Marsílea
Fonte: Jornal do Brasil, 27/11/2008, Internacional, p. A22

Ao deixar o Itamaraty, no Rio, Dmitri Medvedev voou para a Venezuela, onde foi recebido pelo presidente Hugo Chávez, ontem. A visita oficial acontece no momento em que navios militares russos realizam manobras em território venezuelano.

Acompanhado por Chávez, Medvedev deve visitar o porto de La Guaira para ver a frota russa ¿ composta por quatro navios, entre eles o cruzador de propulsão nuclear Pedro, o Grande.

Amanhã, o presidente russo chega a Cuba, para renovar as relações políticas, econômicas e militares com o ex-aliado da Guerra Fria.

Na primeira visita de um mandatário russo em oito anos, Medvedev chega a Havana às 15h (18h de Brasília) de amanhã. No mesmo dia, deve assinar acordos com Raúl Castro, no Palácio da Revolução, e visitar a primeira Catedral da Igreja Ortodoxa Russa, inaugurada no mês passado.

A viagem de Medvedev simboliza a retomada das relações Moscou-Havana ¿ depois do desconforto gerado pelo fechamento da base de espionagem russa em Lourdes, sul da ilha, por ordem de Vladimir Putin, em 2001.

Além da cooperação militar, de energia, telecomunicações, biotecnologia e transporte, empresas petrolíferas russas têm interesse na zona cubana do Golfo do México.

No ano passado, Cuba teve um intercâmbio comercial de US$ 363 milhões com a Rússia. A visita de Raúl Castro a Moscou está prevista para o ano que vem.