Título: Apesar de metas ousadas, ambientalistas ainda insatisfeitos
Autor: Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 02/12/2008, País, p. A7

Mesmo com o estabelecimento de metas, o Plano Nacional sobre Mudança do Clima lançado ontem, em Brasília, pelo governo federal, ainda causa insatisfação entre ambientalistas. O presidente da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, acredita que o Brasil só está preocupado com as necessidades mundiais e está ignorando as demandas regionais.

¿ É positivo ter um plano ¿ afirmou Smeraldi. ¿ Antes tarde do que nunca. Foram 14 anos de discussão, mas está longe de ser adequado para as nossas necessidades. Faltam instrumentos para atingir as metas. E ainda faltam metas. É um plano feito para estrangeiros.

Segundo o ambientalista, o Brasil precisa rever a forma de desenvolvimento porque é absolutamente possível conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação das florestas.

Para Roberto, a catástrofe causada pelas chuvas em Santa Catarina nos últimos dias é um exemplo claro de que a preocupação com o global, em detrimento das questões regionais, é um erro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que crie um grupo para estudar esse fenômeno climático que atingiu Santa Catarina e matou mais de cem pessoas.

As mudanças climáticas são o assunto principal da 14ª Conferência do Clima das Organizações das Nações das Nações Unidas (ONU), que começou ontem em Póznan, na Polônia. A reunião é última antes da que será realizada no final de 2009 em Copenhagen, onde deverá haver um novo acordo global que substituirá o protocolo de Kyoto, que vence em 2012.

O ministro Minc participará do encontro nos próximos dias e apresentará o plano brasileiro sobre mudança de clima.

Para o presidente da ONG Amigos da Terra, o lançamento do plano no dia que começou a reunião de Póznan mostra a preocupação do Brasil em se mostrar para os estrangeiros. (L.A.)