Título: Aula em cenário caprichado
Autor: Gisele Teixeira
Fonte: Jornal do Brasil, 30/01/2005, País, p. A2

BRASÍLIA - Atualmente, 55 alunos freqüentam o curso de mestrado em Diplomacia, que tem duração de dois anos e é ministrado em um prédio de linhas arrojadas na capital federal. Em meio a obras de Tomie Ohtake e Francisco Brennand, os alunos têm aulas de direito internacional público, economia, política, história, línguas e até de etiqueta, principalmente no primeiro ano. No segundo, dedicam-se a suas teses e fazem estágios no Brasil e no exterior.

A relação candidato/vaga do Instituto Rio Branco, único responsável pela formação e treinamento de diplomatas brasileiros, supera muitos dos cursos mais concorridos dos principais vestibulares. Para concorrer à vaga é preciso ser brasileiro nato, ter graduação em um curso reconhecido e estar em dia com o serviço militar e com as obrigações eleitorais.

De acordo com a assessoria do Rio Branco, a maioria dos concorrentes se forma em cursos de humanas - principalmente Direito, Economia e História - mas não existe exigência quanto ao tipo de formação. Hoje o quadro inclui até nutricionistas, médicos e engenheiros. Um diplomata em início de carreira ganha cerca de R$ 4.500.

A primeira fase do teste de admissão é de pré-seleção e ocorre em diversas capitais brasileiras. São questões objetivas, de caráter eliminatório, englobando as áreas de português, história do Brasil, história mundial e geografia. Na segunda fase os candidatos respondem por escrito a questões de português. Além de eliminatória, a prova assume agora caráter classificatório.

Vencidas estas etapas, o candidato segue para as provas dissertativas de História do Brasil, geografia, política internacional, noções de Direito e Direito internacional público, noções de economia, inglês, francês ou espanhol. Não há mais prova oral, o que era exigido na terceira fase, para português, inglês e questões internacionais. Mas é preciso obter uma nota global mínima nesta prova - e não mais para cada matéria. As provas têm peso 1, com exceção do francês e do espanhol, que terão peso 0,5. Quem chegar à terceira fase deve obter média mínima de 390 pontos (60%).