Título: Chávez visita sem-terra
Autor: Folhapress
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, País, p. A6

Presidente da Venezuela discursa em assentamento PORTO ALEGRE - Em visita a um assentamento rural do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Tapes, a 100 km de Porto Alegre, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, discursou na manhã de ontem a favor da elaboração de uma estratégia, nos próximos cinco anos, para que o povo assuma o poder político.

- Os próximos cinco anos do Fórum Social Mundial devem vir acompanhados de uma renda social mundial que vai agregar uma estratégia social mundial de poder. Trata-se de um poder contra outro poder. O projeto da morte contra o da vida. Veremos qual se impõe - teorizou.

Empunhando bandeiras de Cuba, do PCdoB, do MST, de Che Guevara e do Movimento Sandinista, as cerca de mil pessoas que estavam na platéia usavam ainda chapéus de camponeses que foram distribuídos na entrada do assentamento.

Por mais de uma vez, o presidente interrompeu seu discurso para, do palco, falar com a platéia.

- Quantos anos você tem? - perguntou a uma criança.

- Cinco - respondeu ela.

- Nasceu com o Fórum. É um forito - brincou Chavez.

À tarde, o presidente venezuelano fez palestra no ginásio Gigantinho, mesmo local em que Lula discursou na quinta-feira.

Durante a semana, dezenas de cartazes foram espalhados por Porto Alegre para divulgar a palestra ''O Sul-Norte dos Povos'', na qual Chávez abordou suas proposições concretas para que os povos de todo o mundo respondam aos desafios da globalização e das políticas neoliberais.