Título: Votação foi 'sucesso retumbante'
Autor: WASHINGTON
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, Internacional, p. A8

Para Bush e Rice, eleições marcam o início de uma era O presidente dos Estados Unidos, George Bush, disse ontem que os iraquianos ''rejeitaram firmemente a ideologia antidemocrática'' com a participação nas eleições, a qual ele chamou de um ''sucesso retumbante''. Em discurso feito após o fim da votação no país árabe, Bush afirmou que a resistência ''continuará em guerra contra a democracia'' e acrescentou que os EUA manterão o apoio a Bagdá.

O presidente parabenizou os iraquianospelo que chamou de ''conquista fenomenal e histórica''.

- Hoje, o povo do Iraque falou para o mundo e o mundo ouviu uma voz de liberdade no centro do Oriente Médio - afirmou.

Bush reconheceu que iraquianos morreram por terem decidido participar da votação e lamentou as baixas americanas e britânicas.

- Em grande número e com grande risco, os iraquianos demonstraram o compromisso com a democracia. Não se deixaram intimidar por criminosos e assassinos - afirmou Bush, que chamou os candidatos de ''patriotas valentes''.

Em Bagdá, o primeiro-ministro interino Iyad Alawi disse que o pleito marca ''o começo de uma nova era'' para o Iraque.

- Pela primeira vez, os iraquianos estão no caminho para decidir o próprio futuro e desafiar as forças terroristas - afirmou.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que os sunitas serão integrados ao processo de elaboração da Constituição para compensar a alta abstenção do grupo religioso no pleito de ontem.

Segundo Rice, líderes xiitas e curdos disseram esperar ''que as idéias da população sunita estejam representadas na redação da Constituição'', que será realizada pelos 275 representantes da Assembléia Nacional, que também vão escolher o próximo governo iraquiano.

Rice deu entrevistas a vários canais de televisão americanos pouco antes do fechamento das urnas e descreveu as eleições como um êxito.

- Os iraquianos estão votando em grande número. A participação é melhor do que a esperada - afirmou Rice à Fox News.

A recém-empossada secretária, que já confirmou uma viagem em breve ao Oriente Médio, disse que as eleições representam ''o início de uma nova era para o Iraque''.

Rice destacou o caráter histórico das eleições, que demonstram, na sua opinião, que a insurgência ''não está ganhando''.