Título: Michael ataca acusadores
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, Internacional, p. A9

Cantor diz que denúncias de abuso são falsas e pede julgamento justo

LOS ANGELES - O cantor Michael Jackson divulgou ontem mensagem protestando contra o vazamento de dados do processo ao qual responde por abuso sexual e conspiração. Em seu site oficial, o astro rejeitou num vídeo as acusações de que teria dado álcool e molestado sexualmente um garoto, atualmente com 15 anos, em seu rancho em Neverland, Califórnia. Hoje, em Santa Maria, Califórnia, começa o júri do caso.

- Nas últimas duas semanas, uma enorme quantidade de dados maliciosos, falsos e desagradáveis, foi divulgada sobre mim. Aparentemente, tais informações foram vazadas de transcrições de depoimentos ao juiz, nos quais nem meus advogados, nem eu, estávamos presentes - afirmou.

Depoimentos dados à Justiça na fase preparatória do julgamento são secretos, porém é comum que vazem para a imprensa. Neste caso, sites na internet expuseram detalhes, reproduzidos ontem pelo JB , que mostram, por exemplo, a convicção de policiais e especialistas em abusos contra a infância de que o cantor é culpado, baseada em provas como material pornográfico encontrado na casa e em entrevistas com as vítimas.

A divulgação da mensagem foi aprovada previamente pelo juiz do caso, Rodney Melville, que decretou sigilo nos autos. A seleção do júri inclui 750 possíveis candidatos. Divididos em grupos de 150, serão sabatinados por três dias. Todos ficarão frente a frente com Michael. A previsão é a de que o julgamento dure seis meses.

Os selecionados receberão um questionário de sete páginas sobre o caso e terão de devolvê-lo no dia 7. Depois, passarão por uma sabatina individual com o juiz, os promotores e advogados de defesa. No final, apenas 12 serão escolhidos, com oito reservas.

Ao todo, o cantor tem 10 indiciamentos, que incluem ainda seqüestro e extorsão. No vídeo divulgado ontem, Jackson, de 46 anos, disse ter convidado o menino de 13 anos, que sofria de câncer para o rancho Neverland ''porque a família contara que o jovem estava doente e precisava de ajuda.

- Durante todos esses anos ajudei muitas crianças necessitadas - afirmou o cantor antes de reclamar dos efeitos do caso sobre sua vida. - Esses eventos criaram um pesadelo para a minha família, meus filhos e eu. Não pretendo ficar em posição tão vulnerável nunca mais - reclamou.

O astro pop encerrou o discurso falando como cidadão.

- Amo minha comunidade e tenho fé na nossa Justiça. Por favor, mantenham a mente aberta e deixem que eu tenha o meu dia na corte. Mereço um julgamento justo como qualquer outro cidadão americano. Eu estarei livre quando a verdade surgir.