Título: Ilha de Paquetá vira destino turístico
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, Cidade, p. A12

Quem visita o Rio sempre quer ir ao Pão de Açúcar, ao Cristo Redentor, conhecer, por exemplo, o Centro da cidade, a Quinta da Boa Vista e a Floresta da Tijuca. A pesquisa dos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, da UniverCidade, no entanto, surpreende com Paquetá ocupando a quinta posição dos atrativos turísticos mais visitados, com 6%. - Paquetá é um destino importante para os cariocas, que costumam fazer excursões diárias. Mas nunca havia tido registro de turistas por lá. É uma novidade - diz o subsecretário municipal de Turismo, Paulo Bastos.

Para o professor Bayard, a inclusão de Paquetá no destino dos visitantes tem uma explicação.

- O lado provinciano do Rio pode ser encontrado na ilha. Geralmente, os turistas moram em centros urbanos e, por isso, procuram locais mais calmos. Em Paquetá é possível andar de charrete e bicicleta - lembra Bayard.

Para Paulo Bastos, a partir desse resultado, o governo e as agências de viagens devem investir mais na ilha.

- Informações sobre Paquetá aparecem nos guias do Rio. Agora que a pesquisa aponta para esse destino, temos que investir e incrementar os serviços disponíveis na ilha. As operadoras de turismo também devem ficar atentas - diz o subsecretário.