O Globo, n. 31985, 03/03/2021. Sociedade, p.9
SC transfere pacientes para o Sudeste, RS tem recorde de mortes e Paraná tem 699 pacientes a espera de leito
Fortemente atingida pela alta de casos da Covid-19, a região Sul do país vem registrando índices alarmantes da pandemia. Santa Catarina momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e superlotação nos hospitais. Ontem, o Rio Grande do Sul registrou 185 mortes pela doença nas últimas 24h, maior número de óbitos no estado desde o começo da pandemia. Já o Paranátem 699 pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus à espera de uma vaga de internação.
Ontem, a Fiocruz publicou um boletim especial alertando que, pela primeira vez desde o início da pandemia, o país inteiro apresenta piora de indicadores da Covid-19. Entre os aspectos analisados estão o crescimento do número de casos e de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de síndrome aguda respiratória grave (SRAG), a alta positividade de testes e a sobrecarga dos hospitais.
Outro recorde negativo no Rio Grande do Sul foi o da média móvel de mortes. Pela primeira vez, o estado ultrapassou a marca de uma centena. Foram 103 óbitos diários, em média, na última semana. Em relação a duas semanas atrás, houve um aumento de 133% das mortes. Ontem, o RS passou pela primeira vez dos 100% de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em hospitais do estado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), há mais 6.215 infectados no estado e 649.678 casos confirmados desde o começo da pandemia.
No Paraná, dos 699 pacientes com Covid na fila por um leito, 265 aguardam vaga na UTI, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O estado atingiu a marca de 92% de ocupação dos leitos adulto de UTI do SUS exclusivos para a doença anteontem. A região tem 651.751 casos confirmados do novo coronavírus e 11.776 mortes registradas pela doença, conforme boletim divulgado pela Sesa ontem.
O governo de Santa Catarina acertou, ontem, a transferência de até 16 pacientes com Covid-19 para o Espírito Santo, para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que SC transfere pacientes com a doença. O estado vive a superlotação nos hospitais. Entre domingo e segunda-feira, 16 pessoas morreram esperando por leitos especializados. Desde março de 2020, 675.577 pessoas foram infectadas com o coronavírus em Santa Catarina. Desse total, 7.438 morreram.