Título: Suvaco do Cristo leva sete mil às ruas
Autor: Julio Calmon Especial para o JB
Fonte: Jornal do Brasil, 31/01/2005, Cidade, p. A14

O bloco animou os foliões no Jardim Botânico e congestionou as principais vias de acesso ao bairro A chuva deu uma trégua e o carioca pôde aproveitar para se divertir no bloco Suvaco do Cristo, que comemora seu 19º carnaval este ano. As sete mil pessoas que seguiram o bloco pelas ruas do Jardim Botânico só se molharam com a mangueira usada para refrescar os foliões.

O bloco, no entanto, causou dor de cabeça para quem estava de carro nos arredores do bairro. Como a Rua Jardim Botânico estava fechada, um enorme congestionamento se formou na Lagoa, da Avenida Borges de Medeiros até o fim do elevado Paulo de Frontin.

Com o enredo Será que a Terra tremeu (ou a gente que bebeu demais), que brincava com os abalos sísmicos que aconteceram na Ásia, o Suvaco repetiu a política do ano passado quando não divulgou o horário dos desfiles. Segundo os organizadores, a atitude diminui o número de pitboys no bloco.

- O Suvaco ficou muito grande. Não tinhamos como mantê-lo daquele tamanho. Reuníamos de 20 a 30 mil pessoas a cada desfile. Como poderíamos nos divertir assim? Agora, com o número reduzido, eu vejo as pessoas voltarem a se fantasiar, as famílias brincando e os verdadeiros amigos por aqui - explica o presidente do Suvaco do Cristo, João Avelleira, de 51 anos.

Apesar de não reunir tantos foliões como em anos anteriores, a animação parece ter dobrado de tamanho. E a atitude da organização recebeu o aval de muita gente que se divertia no bloco. O estudante André Trindade, de 23 anos, era um deles.

-É legal poder brincar sem ter medo dos pitboys, que ficam criando confusão - comemora André.

Muitos pais e mães aproveitaram o clima festivo e calmo para levarem seus filhos ao bloco. Também era grande o número de pessoas fantasiadas. Havia desde um grupo de baianas a um enxame de alegres abelhas. A atriz e jornalista Christina Fuscaldo, de 24 anos, se divertia com uma máscara:

- É a primeira vez que eu venho ao Suvaco. Não tenho do que reclamar, ao contrário, estou me divertindo muito. Pretendo voltar sempre.

Para Jards Macalé, um dos fundadores do bloco, mais do que dificultar a ida de pitboys, o importante é que a alegria do carnaval de rua continua viva no coração do carioca.

- A maior diferença do início do bloco para hoje é que estamos mais velhos. O resto a gente resolve com uma rápida conversa - diverte-se Macalé, que desfilou ao lado de Xico Chaves, também fundador do Suvaco.

Segundo o Climatempo, o sol que tomou conta de alguns pontos da cidade ontem, continua aparecendo. Mas também estão previstas pancadas de chuva para a noite. A temperatura hoje na cidade ficará entre 20 e 30 graus.