Título: Expansão superou capacidade da economia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 10/12/2008, Tema do Dia, p. A2

O economista Carlos Thadeu de Freitas, do Departamento Econômico da Confederação Nacional do Comércio, acredita que os 6,8% do terceiro trimestre evidenciam crescimento acima do potencial, por influência de investimentos e consumo das famílias. O resultado, de acordo com Freitas, projeta um PIB de 5% para 2008.

¿ Mesmo que aconteça uma desaceleração no último trimestre do ano, o desempenho do Brasil é muito bom, levando em conta que os outros países têm decréscimo da atividade ¿ elogia.

Para 2009, Freitas prevê uma nova desaceleração. Mesmo assim, o economista diz acreditar que o PIB vai deverá crescer de 2% a 2,5%. Os investimentos, justifica, deverão cair rapidamente, mas o consumo das famílias vai segurar este valor, porque desacelera-se mais lentamente.

Já para o professor de Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV) José César Castanhar, o resultado divulgado pelo IBGE evidencia um crescimento econômico acima do esperado.

¿ O resultado tem um ponto negativo e um positivo ¿ afirma Castanhar. ¿ O positivo é que a economia brasileira está em um nível robusto, o que significa que, se cair, não vai para um nível catastrófico. O negativo é que se sabe que vai haver uma desaceleração no índice.

Um problema que o economista tem notado, é que mais uma vez, os analistas têm errado nas previsões, pois não estão entendendo a dinâmica da economia brasileira.