Título: Comércio e sistemas bancários são o trunfo
Autor: Mellor, William; Lim, Le-Min
Fonte: Jornal do Brasil, 07/12/2008, Tema do Dia, p. A4
O otimismo não quer dizer que correntes descendentes não sejam sentidas pelas nações do Bric. As bolsas brasileira, indiana, russa e chinesa também sofreram grandes oscilações. O índice referencial da bolsa de Xangai caiu até 70% em relação ao seu ponto mais alto, e a de Moscou, até 75%. No seu ponto mais alto, em maio de 2008, o Índice Bovespa havia quadruplicado em quatro anos. No final de outubro, tinha caído 60% em relação ao pico. O real apagou em agosto e setembro dois anos de valorização contra o dólar e o euro.
A questão é sobre se um colapso maior ¿ ou uma virada ¿ está no fim do túnel. Para Mark Mobius, gestor de dinheiro lotado em Cingapura, os mercados do BRIC são oportunidades de compra.
¿ Somos como crianças em uma loja de doces ¿ disse Mobius, que administra US$ 30 bilhões em papéis dos mercados emergentes na Templeton Asset Management.
Entre os obstáculos a serem negociados pelos países do Bric estão a falta de capital, com a recusa, pelos bancos dos EUA e da Europa, em emprestar. As recessões dos EUA, Reino Unido, Japão e Alemanha significam uma menor demanda pelos produtos da China, pelos serviços da Índia e pelo petróleo e metais da Rússia e do Brasil.
Mas os entusiastas do Bric, como O¿Neill, dizem que agora os quatro países estão muito mais bem preparados para a crise econômica mundial do que estavam para a de uma década atrás. Os sistemas bancários são mais fortes e o comércio internacional expandiu. O mais importante é que os governos dos países do Bric acumularam reservas que estão entre as maiores do mundo.
Juntos, os quatro detinham, há um mês, 41% das reservas mundiais em moeda estrangeira.
O governo comunista da China já deu um empurrão na ascensão social de pessoas como Wei, de 41 anos. Devido a mudanças nas regras de propriedade agrícola, ela pode agora arrendar parte da sua terra para outro agricultor, que cultiva uvas. Wei também tem planos de obter um empréstimo bancário, dando a terra como garantia.
¿ Minha família já se sente mais rica ¿ comemora.
Os investidores de todo o mundo devem esperar que essa sensação seja duradoura.