Título: Chance de aproximação com sociedade
Autor: Bruno, Raphael
Fonte: Jornal do Brasil, 09/12/2008, País, p. A4

Para o coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos (Nest) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eurico de Lima Figueiredo ¿ que revelou ter tido acesso recentemente a algumas versões do Plano Nacional de Defesa ¿ há fatores positivos na proposta, mas o plano está longe de ser perfeito.

¿ Não dá para garantir que essas versões integrem o plano ¿ disse Eurico. ¿ Ele estabelece alguns pontos que, se forem abraçados, dará uma nova dimensão na estratégia de Defesa do Brasil. Precisamos de um plano de reequipamento e de manutenção do sistema de defesa nacional, que é obsoleto.

A crítica foi feita logo após, o acadêmico ¿ que também é presidente da Associação Brasileira de Estudos da Defesa ¿ citar a adoção de uma tentativa de sistema em centros de defesas que unam operações de controle com inteligência e tecnologia.

Educação

Segundo Eurico, é necessária uma grande mudança no paradigma pedagógico relacionado às Forças Armadas.

¿ Precisamos de uma política que favoreça a formação e desenvolvimento do pensamento estratégico brasileiro no âmbito da universidade ¿ avaliou. ¿ Temos que formar uma nova mentalidade de defesa compatível com a nossa posição entre os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

Para o professor "falta uma política de comunicação de estado brasileiro em relação a sociedade". Outro projeto destacado por ele é a necessidade de engajar a nação num debate sobre o serviço militar e da frota.

¿ Deverá haver uma aproximação cada vez maior das forças armadas com a sociedade, através de um novo sistema de convocação ao serviço militar.¿ ressaltou Eurico.