O Globo, n. 31986, 04/03/2021. Sociedade, p.9

 

 

 

Pazuello diz que ainda negocia com Pfizer

 

 

Em edição extra do DOU, Ministério da Saúde permitiu a dispensa de licitação para a aquisição de vacinas

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, divulgou ontem vídeo afirmando que ainda está em negociações com a Pfizer sobre a compra de doses de vacinas para o Brasil. “A partir de agora a gente segue nos trâmites de fazer esse contrato o mais rápido possível”, disse o ministro, que vem sendo pressionado pelo aumento recorde nas mortes decorrentes da Covid-19. Também ontem, o Ministério da Saúde formalizou a intenção de compra de quase 140 milhões de doses dos laboratórios Pfizer e Janssen.

A contratação desses laboratórios pelo governo federal estava paralisada até anteontem, quando a Câmara aprovou projeto de lei que autoriza União, estados e municípios a assumirem responsabilidade por possíveis efeitos adversos de vacinas adquiridas, cláusula sensível dos contratos.

Em edição extra do Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde permitiu a dispensa de licitação para destravar a aquisição dos imunizantes. Nas portarias, assinadas por Roberto Ferreira Dias, diretor do Departamento  de Logística em Saúde da pasta, estão previstas 100 milhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen.

O ministro se reuniu ontem, em videoconferência, com representante da Pfizer e elogiou o cronograma apresentado pela farmacêutica, mas não deu detalhes sobre os números. Segundo fontes, a estimativa é de entrega de 9 milhões de doses do imunizante até junho, 30 milhões até setembro e 60 milhões de doses até dezembro, totalizando 99 milhões.

— Estamos discutindo a possibilidade da contratação da vacina da Pfizer, que hoje se torna uma realidade, a partir do projeto de lei que passou pelo Senado e pela Câmara. A proposta de cronograma que está sendo apresentada é boa e, a partir de agora, a gente segue nos trâmites de fazer esse contrato o mais rápido possível. Agradeço a equipe da Pfizer, vamos juntos cumprir essa missão, vacinar o povo brasileiro —disse o ministro no vídeo divulgado pela pasta.

A representante da Pfizer que participou da reunião disse que a farmacêutica está “muito feliz” por dar continuidade às negociações.

A pasta divulgou nota garantindo a estabilidade no cronograma de entregas de vacinas contra a Covid-19 já este mês. SegundoPazuello,apartirdessa semana a Fiocruz e o Instituto Butantan estabilizarão a produção nacional.

— Já temos contratos alinhados para adquirir a vacina russa Sputnik V. E o projeto de lei aprovado pela Câmara facilitou as negociações com Pfizer e Janssen— disse o ministro.