Título: Obras com problemas no TCU serão atingidas
Autor: Correia, Karla
Fonte: Jornal do Brasil, 11/12/2008, País, p. A4

A dificuldade de enxugar as verbas de custeio e de pessoal ¿ programadas pelo governo antes do momento mais agudo da crise econômica internacional ¿ faz com que a tesoura do Orçamento de 2009 aponte na direção dos investimentos ¿ foco da maioria das emendas parlamentares ¿ que, pela primeira vez, foram cortados em sua tramitação pelo Congresso.

Ao todo, os recursos para obras previstos na lei orçamentária regida pelo Executivo foram reduzidos em cerca de R$ 6 bilhões no Congresso antes do projeto de lei receber as emendas parlamentares, que, neste ano, somaram algo em torno de R$ 14 bilhões. As emendas, portanto, compensaram o enxugamento na peça orçamentária, admite um experiente técnico da Comissão Mista de Orçamento, mas nunca houve antes um corte tão radical nos investimentos quanto o realizado neste ano, afirma.

De acordo com o relator do Orçamento Geral da União (OGU), senador Delcídio Amaral (PT-MS), obras com baixa execução orçamentária, problemas de licenciamento ambiental ou indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devem ter recursos reduzidos no Orçamento do próximo ano. O corte, afirma, deve atingir os três Poderes, igualmente.

¿ Em momento de crise, o que é possível de se administrar deve ser adiado ¿ afirma, quando perguntado sobre obras programadas no orçamento do Congresso. (K.C.)