Título: Facilidades para entrar no curso levam a Cuba e Bolívia
Autor: Abade, Luciana
Fonte: Jornal do Brasil, 11/12/2008, País, p. A5

Fugir do vestibular, conseguir cursar uma universidade, ganhar bolsa de estudos. Não faltam argumentos para os estudantes que saem do Brasil para cursar Medicina fora do país, principalmente em Cuba. A Bolívia é o segundo destino mais procurado. Estima-se que existam mais de 10 mil médicos com diplomas estrangeiros aguardando reconhecimento de seus títulos.

O presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, rechaça qualquer possibilidade do acordo internacional que valida o diploma cubano no Brasil sem a necessidade de prova de proficiência:

¿ A AMB é radicalmente contrária. Primeiro porque a legislação exige que se faça o o exame de compatibilidade curricular. O que não existe é forçar uma interpretação. O currículo de Cuba disponíveis a estrangeiros é superficial em muitos aspectos.

Para o médico, o acordo desconsidera o esforço feito por milhares de brasileiros para serem aprovados no vestibular, "que não é uma barreira", mas uma prática mostrar a qualificação do futuro profissional.

O presidente da associação concorda com o argumento de que faltam médicos no interior do país, mas defende que melhoria nas estruturas e aumento salarial seriam as maneiras mais eficientes e mais justas de resolver esse problema.

¿ Não faltam médicos no Brasil ¿ argumenta José Luiz. ¿ Em cidades como Porto Alegre, por exemplo, você tem um profissional para cada 150 habitantes. Nem na Suécia você encontra isso. Mas ninguém quer ir para o interior porque não existem alternativas de crescimento para o médico que fica na rede pública de saúde.

¿ A maioria dos que estudantes que voltam para o Brasil não tem condições financeiras de seguir as orientações as faculdades públicas para equiparar o diploma ¿ argumenta Afonso Magalhães, integrante da Associação dos Pais e Amigos dos Alunos que Estudam em Cuba. ¿ Sem contar que fazem uma prova para reprovar mesmo.