Título: Dose exata para cada tratamento é solução
Autor: Minner, Cecilia; Knoplech, Carla
Fonte: Jornal do Brasil, 14/12/2008, Vida, p. A30

Enquanto as autoridades não criam uma legislação que discorra sobre os resíduos domésticos, e não esclarece se é responsabilidade do farmacêutico dar fim aos produtos obsoletos, o que fazer então? Seria a política do medicamento fracionado ¿ compra da quantidade de remédios exata prescrita pelo médico ¿ a solução desse caso?

¿ Antes de jogar fora, a pessoa deve rasgar a embalagem, e quebrar os medicamentos para torná-los inutilizáveis. Assim, evita que outras pessoas se auto-mediquem, ou catem os remédios no lixo para revendê-los ¿ adianta Valéria Esteves, responsável por assuntos regulatórios de Farmanguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). ¿ Não há forma segura de descarte, mas uma maneira de minimizar o dano é diluir o medicamento na água, seja deixando a torneira aberta ou jogando no vaso sanitário.

O professor de química da UFRJ, Wilson Jardim, defende que uma solução seria a venda da quantidade exata de remédios.

Em maio de 2006, o presidente Lula assinou um decreto (5775/06) que autoriza a venda de medicamentos fracionados em drogarias. A iniciativa é vista pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária como solução dos resíduos domésticos.

¿ Muitos pacientes interrompem o tratamento por questões financeiras. É difícil aceitar comprar uma caixa com o dobro de comprimidos que serão tomados. A venda avulsa vai garantir maior adesão ao tratamento ¿ afirma Valéria.

Porém, a política do medicamento fracionado exige alguns restrições, por isso enfrenta forte resistência dos farmacêuticos.

¿ O farmacêutico pode abrir a caixa do medicamento fracionado e destacar a quantidade de comprimido que quiser mas deve manter a integridade da embalagem. Depois, colocar num saco plástico ou envelope com as especificações do medicamento. ¿ explica Valéria. ¿ O fato de ter de ter uma bula para cada medicamento é uma questão que gera resistência. Além disso, há toda uma questão de controle de estoque que é complicado.