Título: Brasileiros são humilhados em Frankfurt
Autor: Gombata, Marsílea
Fonte: Jornal do Brasil, 17/12/2008, Internacional, p. A20

Cerca de três passageiros ficam diariamente retidos no aeroporto, obrigados a pagar multas

Marsílea Gombata

Desde que a presidência rotativa da União Européia passou às mãos de Nicolas Sarkozy, em julho, o mundo se preparava para uma Europa mais fechada, com rigidez contra imigrantes. Isso tem se confirmado de forma até exacerbada. De um mês para cá, inflexibilidade excessiva tem marcado o tratamento aos brasileiros no Aeroporto de Frankfurt.

De acordo com agências de viagens e o próprio consulado do Brasil na cidade alemã, brasileiros em trânsito no aeroporto vêm sofrendo abusos, sendo obrigados a pagar multas além do normal, assinar papéis de deportação, tirar fotos, além de terem sua bagagem revistada e todo o dinheiro que possuem no momento confiscado.

As penalidades que vêm sendo adotadas são, segundo o consulado brasileiro em Frankfurt, "assimétricas" e diferem muito do modo como autoridades brasileiras tratam europeus. Passageiros que ultrapassaram o prazo de permanência do visto de turista de 90 dias ¿ mesmo sendo um dia ¿ são proibidos de embarcar. Depois de passar por interrogatório e revista das bagagens, acabam dormindo no chão do aeroporto e são obrigados a pagar nova passagem.

Foi o caso de Tacilerne da Cruz Silva, 48 anos. A costureira de Aparecida de Goiânia (GO) voltava de uma viagem pela Bélgica, de dois meses e 28 dias, quando fez conexão em Frankfurt para embarcar para o Brasil, com três amigas.

¿ Chegamos no dia 1º de dezembro, às 17h45, para um vôo às 20h ¿ lembra. ¿ Só fomos sair de lá no dia 2, depois das 21h. A alfândega nos parou, disse que estávamos ilegal e não poderíamos ficar naquele país. Todo o processo de pagar e assinar papéis foi muito humilhante.

Casos semelhantes ao de Tarcilene vêm ocorrendo sistematicamente: são cerca de três brasileiros retidos diariamente no aeroporto, de maneira considerada "indevida" por diplomatas brasileiros locais.

A agente Claudia Bomm, da Meridianis Travel, em Bruxelas, lembra que um dos primeiros casos dizia respeito a uma senhora de 62 anos, que ligava desesperada de 10 em 10 minutos para agência.

¿ Fizeram foto dela, tiraram digitais, abriram sua bagagem, pegaram utensílios ¿ conta. ¿ Ela acabou dormindo no chão e levaram os 800 euros que carregava.

Não há regras ou perfil para detenção. Há casos, por exemplo, de passageiros vindo do Japão com destino ao Brasil, sem desembarcar na Europa, também retidos.

O consulado crê num exagero nas ações das autoridades aeroportuárias, que não é recíproco em território brasileiro. E garante: agentes espanhóis e noruegueses têm monitorado turistas brasileiros que utilizam Frankfurt como conexão.

TAM

A TAM, segundo o corpo diplomático brasileiro em Frankfurt, está sendo especialmente penalizada. No último dia 2, autoridades aeroportuárias teriam realizado uma operação pente fino no desembarque do vôo procedente de São Paulo. Segundo consulado brasileiro, mais de 60% das malas foram abertas e revistadas, assim como os comissários. Outras companhias, como Lufthansa e Condor, não estariam sendo fiscalizadas com tanto rigor.