Título: Candidatura à reeleição é para valer, garante Garibaldi
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 17/12/2008, País, p. A6

Brasília

Na expectativa de ser escolhido hoje como candidato do PMDB à presidência do Sendo, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) confirmou ontem sua intenção de ser reeleito para o comando da Casa ao afirmar que sua candidatura não é "bucha de canhão nem instrumento de ninguém". Garibaldi disse que não será usado pelo PMDB enquanto o partido não define o seu candidato apenas para isolar o petista Tião Viana (AC) na disputa.

¿ Eleição não é brincadeira ¿ afirmou. ¿ Não vejo ninguém no partido querendo conduzir isso dessa maneira. Eu acredito nos companheiros do partido, na liderança do partido, acredito que todos estão levando tudo isso a sério.

Apesar do regimento da Casa proibir que o presidente dispute a reeleição na mesma legislatura do Congresso, Garibaldi tem em mãos um parecer do jurista Francisco Rezek que considera legítima a sua candidatura, uma vez que o senador foi eleito para um mandato "tampão" no lugar do ex-presidente Renan Calheiros (PMDB-AL). O PT ameaça recorrer da candidatura de Garibaldi com o argumento de que fere o regimento do Senado. Garibaldi, porém, disse que vai ganhar as eleições no voto.

¿ É direito dela (Ideli Salvatti, líder do PT no Senado) ¿ comentou. ¿ Mas eu acho que nós deveríamos decidir na eleição e não no tapetão. Tem que decidir.

Garibaldi reiterou mais uma vez que abre mão da sua candidatura se o senador José Sarney (PMDB-AP) se mostrar hoje disposto a concorrer à presidência da Casa, o que segundo o atual presidente do Senado ainda não ocorreu.

¿ Agora, está se afunilando o processo ¿ ressaltou. ¿ Ele (Sarney) continua dizendo que não será candidato, e o partido optou pela candidatura própria, daí porque estou levando o meu nome para que tudo isso seja decidido amanhã. Ele está decidido a me apoiar. (Folhapress)