Correio Braziliense, n.21121 , 23/03/2021. Política, p.3

 

Bolsonaro diz que não mudará

Ingrid Soares

23/03/2021

 

 

Com mais de 295 mil mortes no Brasil por causa do novo coronavírus e o colapso em hospitais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou,  ontem, que ainda não foi convencido a mudar a postura diante do avanço pandemia no país. “Devo mudar meu discurso? Me tornar mais maleável? Devo ceder, fazer igual ao que a grande  maioria está fazendo? Se me convencerem do contrário, eu faço. Mas não me convenceram ainda.  Devemos lutar contra o vírus, e não contra o presidente”, frisou.

Ele retomou as críticas contra o fechamento de comércios. “Querem, alguns setores importantes da  sociedade, que eu decrete um lockdown nacional ou um lockdown regional, porque eu devo seguir a  ciência. Então, vou seguir a ciência. Declarou aqui David Nabarro, emissário da OMS  (Organização Mundial da Saúde): ‘E, portanto, apelamos a todos os líderes mundiais: parem de  usar o lockdown como seu método de controle primário”, citou. Ele completou: “Diz, então, a OMS,  que a única consequência do lockdown é transformar as pessoas pobres em mais pobres. E alguns querem  que eu decrete o lockdown? Me chamam de negacionista ou de ter discurso agressivo. Respeitem a  ciência. Não deu certo”.

Na verdade, Nabarro defendeu que o retorno ocorresse em países onde a situação dos hospitais  estivesse sob controle e em queda de casos da doença, o que não é a situação do Brasil. “Parece  que só no Brasil está morrendo gente. Lamento o número de mortes. Não sabemos onde isso vai acabar,  se vai acabar um dia. Vamos ficar fechados até quando?”, emendou Bolsonaro.