Título: Serra venceria em todos os cenários para 2010
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 16/12/2008, País, p. A4

Brasília

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), venceria a eleição para a Presidência da República em 2010 em todos os cenários da disputa, exceto se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participasse do pleito, revelou pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem. Serra venceria contra Dilma Rousseff (PT), Heloísa Helena (PSOL), ou com a substituição de Dilma pelo ministro Patrus Ananias (PT) ou pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), também sairia vencedor em todos os cenários da disputa, mas com percentuais de vantagem menores que os de Serra. Enquanto o governador de São Paulo venceria Dilma e Heloísa Helena com 46,5% dos votos, Aécio receberia com 25,3% dos votos ¿ contra 19,1% da candidata do PSOL e contra 12,9% da ministra da Casa Civil. Na disputa com Serra, Heloísa Helena receberia 12,5% dos votos e Dilma Rousseff, 10,4%.

Na pesquisa espontânea, em que não há lista de candidatos apresentada aos eleitores, o presidente Lula aparece em primeiro lugar, com 20,4% dos votos ¿ mesmo sem poder disputar o terceiro mandato. Lula é seguido por Serra (10,6%), Aécio (4,1%), Dilma (1,7%) e Heloísa Helena (1,5%). Os demais candidatos receberam menos de um ponto percentual de intenções de votos.

A vantagem de Serra tem leve queda no cenário em que o deputado Ciro Gomes (PSB) está na disputa. O governador de São Paulo receberia 44% dos votos, contra 14,6% de Heloísa Helena e 10,1% de Ciro. Ao trocar Serra por Aécio, a pesquisa mostra que o governador de Minas receberia 24,3% dos votos contra 19,2% para Heloísa Helena e 14,9% para Ciro. Nas simulações de disputas em segundo turno, Serra e Aécio também saem vencedores em todos os cenários. (Folhapress)