Título: Mobilização pelo combate à dengue
Autor: Temporão, José Gomes
Fonte: Jornal do Brasil, 29/12/2008, País, p. A7

MINISTRO DA SAÚDE

Nenhum país conseguiu reduzir a dengue sem um processo de mobilização social

O início do período de chu- vas mobilizou milhares de brasileiros em mutirões de ajuda aos desabrigados e desalojados de regiões atingidas por enchentes. Esta ação conjunta é um bom exemplo do que é possível fazer ao unirmos esforços para um bem comum. E é exatamente este tipo de esforço que o atual período do ano exige para um tema de saúde pública: o combate à dengue.

Estamos falando de um problema complexo. Hoje, 2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde a dengue é endêmica. São 100 milhões de casos por ano, sendo 400 mil da forma hemorrágica. O Brasil está na faixa tropical, onde as chuvas e a temperatura favorecem o aparecimento de criadouros do Aedes aegypti.

A situação do Rio de Janeiro ilustra o problema. De janeiro a agosto de 2007, foram notificados em todo o estado 57.640 casos de dengue. Em 2008, considerado o mesmo período, esse número cresceu para 240.411, o que corresponde a um impressionante aumento de 317% no total de casos registrados.

Os números nacionais também preocupam. Nos oito primeiros meses de 2008 houve 734.384 ocorrências de dengue em todo o País, o que significa dizer que os municípios brasileiros tiveram um aumento de 42,7% na incidência da doença em relação a 2007.

O Ministério da Saúde vem realizando um grande preparativo para esta época, com a inclusão de 2.200 militares (parceria com o Ministério da Defesa), capacitação de 30 mil profissionais de saúde, financiamento de 2.500 bombeiros que atuarão no Rio de Janeiro (união de esforços com o governo do Estado) e distribuição de filmetes educativos para mobilizar estudantes da rede pública, numa parceria com o Ministério da Educação. Além disso, promoveu ações de sensibilização de 43 mil líderes comunitários e o envio de material de informação para 4.121 emissoras comunitárias. Com 13 Estados, formatou planos de contingência, e, com municípios parceiros, está testando 3 novas tecnologias contra a doença.

Mas estas ações, no entanto, não bastam, pois é necessário que haja a plena participação da população neste processo. E, para isso, peço a cada cidadão que se engaje na luta contra a dengue, por meio da conversa com os vizinhos, com a família, e da mobilização da comunidade do bairro onde mora.

Sem a ajuda de cada brasileiro, é impossível controlar essa doença. O poder público não pode estar em todas as casas, todo o tempo, durante o ano inteiro. Precisamos que as pessoas estejam bem informadas e que usem essa informação como instrumento para mobilização.

Também tenho a convicção de que o principal ator político desse processo é o gestor consciente, comprometido com a luta contra a doença. Por esse motivo, nas últimas semanas levei essa mensagem a quase 500 novos prefeitos e 11 governadores.

Neste ano, antecipamo-nos em procurar as equipes de transição das prefeituras para evitar a descontinuidade das ações que já estão planejadas ou em curso. Como mais da metade das prefeituras dos municípios brasileiros terão troca de gestores em 2009, reforçamos a importância de que a questão da dengue esteja entre as prioridades.

O que cabe ao governo federal está sendo feito. Ampliamos o orçamento para o combate à doença em todo o País, elevando a R$ 1,08 bilhão os recursos destinados exclusivamente para essa finalidade, o que corresponde a um aumento de 23% em relação ao ano passado.

Embora esteja à frente dessa mobilização, o Ministério da Saúde está articulando as ações de combate à dengue de pelo menos outras 10 áreas do governo. Os ministérios da Defesa, das Cidades, da Educação, da Integração Nacional, dos Transportes, da Justiça, do Meio Ambiente e do Turismo, além da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social participam de um esforço de identificação sobre como cada área pode contribuir com o nosso desafio.

Nenhum país conseguiu reduzir drasticamente o número de casos de dengue sem um grande processo de mobilização social. Vamos transformar informação de qualidade em ação coletiva e promover uma grande limpeza das cidades e conscientizar a população. Somente com um trabalho contínuo e gradual conseguiremos reduzir a presença do mosquito transmissor da dengue nos municípios brasileiros. A saúde da população é resultado do esforço de todos nós.