O Globo, n.31998 , 16/03/2021. Sociedade, p.10

 

Butantan entrega mais 3,3 milhões de doses da CoronaVac

Dimitrius Dantas

16/03/2021

 

 

O Instituto Butantan liberou ontem mais 3,3 milhões de doses da CoronaVac, a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria como órgãopaulista. O carregamento, que foi acompanhado pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), será enviado ao Programa Nacional de Imunizações(PNI)doMinistérioSaúde, e distribuído a todos os estados nos próximos dias.

Até o momento, o Butantan já entregou 20,6 milhões de doses. Em razão da demora do envio de insumos da China, o governo paulista atrasou a entrega das doses prometidas em contrato, mas espera compensar esse número em março.

O contrato prevê a remessa de 46 milhões de doses até abril. As duas partes também já firmaram outro contrato para mais 54 milhões de vacinas até o final de agosto. Segundo Doria, amanhã serão entregues mais 2 milhões de doses da CoronaVac.

 

LOTE PRÓPRIO

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou ontem que entregará nesta semana as primeiras vacinas produzidas pela instituição. Serão 1 milhão e 80 mil doses entregues ao PNI até esta sexta-feira. As primeiras 500 mil doses serão disponibilizadas até amanhã, e as outras 580 mil, até a sexta-feira.

Em março, serão entregues 3,8 milhões de doses, e a Fiocruz já iniciou o escalonamento gradual da produção. Na última sexta, uma segunda linha de produção entrou em operação nos laboratórios de BioManguinhos/Fiocruz.

Com o registro definitivo, concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na semana passada, a instituição passou a ser a detentora do primeiro registro de uma vacina Covid-19 produzida no país.