O Globo, n.32004 , 22/03/2021. País, p.4

 

Aras acena a evangélicos de olho no Supremo

22/03/2021

 

 

Em encontro com lideranças, procurador-geral se disse contra o fechamento de igrejas como medida de combate a pandemia

Diante da promessa do presidente Jair Bolsonaro de que nomeará alguém "terrivelmente evangélico" para a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), os favoritos têm se movido para mostrar ao patamar que podem atender à exigência. O procurador-geral da República, Augusto Aras, embora não seja evangélico, tem procurado se aproximar das lideranças do segmento.

Conforme divulgado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” sábado, Aras recebeu o pastor Silas Malafaia e o bispo Abner Ferreira para um encontro na semana passada e se posicionou contra o fechamento de igrejas durante o período de restrições impostas por governadores e prefeitos para o combate à Covid-19. O globo apurou que Malafaia e Aras já conversam há algum tempo sobre diversos temas, embora o pastor negue que a nomeação para o STF esteja em pauta.

Os interlocutores, embora se trate de Aras, Malafaia disse que Bolsonaro ficou refém da própria palavra e terá que escolher um evangélico para o tribunal. Cumprem a exigência três nomes considerados favoritos na disputa: o ministro da Justiça, André Mendonça; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; e o juiz William Douglas.

Esse é justamente o principal obstáculo para o ministro do STJ, João Otávio de Noronha, responsável pelas recentes decisões judiciais favoráveis ​​ao senador Flávio Bolsonaro (Republiamosrj). Ele também não é evangélico. A ser contemplado de alguma forma nas decisões dos tribunais superiores em meados do ano, Noronha já tem sua candidata ao STJ: a desembargadora Daniela Maranhão, do TRF-1.