Título: Ibama terá sete novos agentes
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/03/2005, Rio, p. A15
Reforço é insuficiente, diz chefe. Dia será de atos no Tinguá
Dos 610 analistas ambientais que serão contratados por concurso público para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), nos próximos meses, apenas sete serão lotados no Rio. Nas 15 unidades de conservação ambiental do estado atuam hoje 53 agentes de fiscalização e 67 analistas - profissionais de nível superior que exercem funções técnicas, e eventualmente podem reforçar a segurança das áreas. O Ibama ainda não definiu quais unidades fluminenses receberão os novos servidores. O edital deve ser publicado em meados deste mês, e a seleção se realiza num período de 90 dias. O concurso foi anunciado pela ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, no dia seguinte ao assassinato do ambientalista Dionísio Júlio Ribeiro, na Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu. - Precisaríamos de mais funcionários, mas temos que obedecer às restrições do orçamento - lamenta Marcelo Moreira Prado, chefe da Administração e Finanças do Ibama-Rio.
Segundo Marcelo, a lei 10410/02 prevê que, com treinamento, o analista pode atuar como fiscal. Atualmente, dos 67 profissionais da área técnica, 10% reforçam a fiscalização.
- Constantemente pedimos reforço - explicou Marcelo.
Hoje, na Praça do Tinguá, haverá uma missa campal em em memória do ambientalista Dionísio Júlio Ribeiro, morto há nove dias, a 200 metros da reserva. Antes, o Ibama entregará ao Viva Rio armas apreendidas com caçadores, que serão inutilizadas na praça. O fiscal do Ibama Márcio das Mercês, colega de Dionísio, que como ele teria sofrido ameaças de morte, anunciou que vai iniciar uma greve de fome pedindo atenção às condições de vida dos moradores do Tinguá.
Ainda não foi identificada a mulher assassinada pelo caçador Leonardo Carvalho Marques, assassino confesso do ambientalista. O corpo tem três tatuagens - a inscrição ''Xina M'', na mão esquerda; uma figura tribal na região lombar; e uma maçã na nádega direita.