O Globo, n.32008 , 26/03/2021. Sociedade, p.11

 

PF e MPF investigam esquema de vacinas ilegais em BH

26/03/2021

 

 

Segundo denúncia da revista Piauí, empresários e políticos teriam comprado doses e organizado a imunização sem repasse ao SUS

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal irão investigar se empresários foram vacinados ilegalmente contra a Covid-19 em Minas Gerais. A informação sobre a vacinação irregular foi publicada ontem na edição on-line da revista Piauí. De acordo com a reportagem, um grupo de políticos e empresários, a maioria ligada ao setor de transporte, e seus familiares, teriam tomado a primeira das duas doses da vacinada P fizer. A Pfizer negou a venda de vacinas fora do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A reportagem diz que o imunizante teria sido comprado pelos empresários por iniciativa própria, em duas irregularidades: adquirindo e sendo vacinados antes da totalidade dos grupos prioritários e sema doação de metade das vacinas compradas ao Sistema Único de Saúde (SUS), como prevê lei federal editada neste mês.

Alguns vacinados disseram que os irmãos Rômulo e Robson Lessa, ex-sócios da viação Saritur, organizaram o esquema. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo obteve seis vídeos nos quais pessoas aparecem sendo vacinadas na noite da última terça-feira na garagem de uma empresa em Belo Horizonte. Segundo o jornal, as imagens foram gravadas por vizinhos da sede da viação Saritur, que denunciaram um esquema clandestino de imunização no local. Em nota, a Saritur informou que os irmãos L essa não faz empar tedo seu corpo societário e que a direção da empresa desconhece a ocorrência de vacinação em suas dependências.

De acordo com o MPF, caso a vacinação seja confirmada, houve violação do artigo 334 do Código Penal, que é importar ou exportar mercadoria proibida. Ainda segundo o órgão, houve crime de receptação cometido por todos os que foram vacinados.

O juiz substituto Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, autorizou ontem três entidades a importarem vacinas contra aC ovid-19s ema doação ao SUS prevista na lei. A decisão beneficiou o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (Sindalemg), o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp)ea Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo( Abare ).