Título: Calote no cheque cai em janeiro
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/03/2005, Economia & Negócios, p. A17

A inadimplência com cheque sem fundo caiu 3,1% em janeiro na comparação com dezembro de 2004, segundo levantamento feito no país pela Serasa.

No mês passado, de cada mil cheques compensados, 15,3 foram devolvidos por falta de fundo, contra 15,8 em dezembro. O indicador já havia apresentado redução também em dezembro e novembro.

Na comparação com o mês anterior, essa é a primeira queda registrada em janeiro em nove anos. No primeiro mês de 1996, houve um decréscimo de 0,86% nos cheques devolvidos, em relação a dezembro de 1995.

Nos anos posteriores, o mês de janeiro sempre apresentou um comportamento de alta. De acordo com o levantamento, em janeiro de 2005, foram compensados, em todo o país, 168 milhões de cheques, dos quais, 2,57 milhões foram devolvidos por falta de fundos.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 15,6 cheques foram devolvidos em cada mil compensados, o indicador também sinaliza uma queda.

Segundo a Serasa, os dados ainda apontam uma ligeira queda de 0,15% no volume de cheques sem fundos no acumulado dos últimos 12 meses.

Nesse período, foram compensados 2,096 bilhões de cheques, em todo o país, dos quais, 33,16 milhões foram devolvidos por insuficiência de fundos.

Segundo os técnicos da Serasa, os resultados verificados no indicador de cheques devolvidos foram influenciados pelo bom desempenho da economia.

A retomada do emprego e o aumento da massa salarial a partir do segundo semestre do ano passado contribuíram para o aumento da renda disponível das famílias, garantindo o pagamento dos compromissos assumidos.

Folhapress