Valor Econômico, n. 5201, v.21, 05/03/2021. Mundo, p.A9

 

 

 

Alta do número de casos faz Europa apertar restrições

 

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram um ressurgimento da pandemia na Europa Central e Oriental, onde as taxas de infecções já eram altas

Por Agências Internacionais

 

Os novos casos de covid-19 na Europa cresceram 9% na semana passada, após seis semanas de queda, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Vários países anunciaram novas restrições ontem para conter as infecções.

 

O diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, disse ontem que pouco mais de 1 milhão de casos foram confirmados nos 53 países monitorados pela entidade na região. Mais da metade do continente observou um aumento no número de infecções, segundo ele.

 

“Estamos vendo um ressurgimento na Europa Central e Oriental. Novos casos também estão aumentando em vários países da Europa Ocidental, onde as taxas já eram altas”, disse Kluge.

 

Em mais um esforço para conter as infecções, a França ampliou o número de cidades que terão de cumprir lockdowns nos fins de semana. A capital Paris foi poupada da nova restrição por enquanto.

 

A Itália adiou para o segundo semestre as eleições municipais previstas inicialmente entre abril e junho em virtude da pandemia. O país registrou ontem o maior número de novos casos em 2021: 22.865. Milão, centro financeiro do país, ordenou o fechamento das escolas até 14 de março.

 

Após registrou a maior alta no número de novos casos em três meses, a Hungria ordenou o fechamento do comércio não essencial.

 

A Polônia viu um salto nos novos casos nos últimos dias, para acima de 15 mil, com isso governo deve manter as restrições até maio.