Título: Além do Fato: Por uma liderança moderna
Autor: Roger Noriega
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2005, Internacional, p. A12

Os governos estão diante da chance de escolher um novo líder para um fórum estratégico. Essa é a razão pela qual os Estados Unidos instam seus vizinhos e aliados a se unirem a eles na indicação do ex-presidente salvadorenho Francisco Flores para o posto de Secretário Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Estamos orgulhosos em apoiar Flores. É um centro-americano moderno, da nova geração de líderes hemisféricos que enfrentam o os desafios do século 21, num mundo globalizado não com ameaças a serem temidas, mas com oportunidades a abraçar.

Como ex-presidente, Francisco Flores conhece as demandas de liderança e as pressões dos processos de decisão. Em El Salvador, um país que há pouco tempo sofria com a guerra civil e a crise econômica, enfrentou grandes desafios, tomou decisões duras e as implementou, assumindo papel central no nascimento de um novo El Salvador: socialmente em paz, economicamente vibrante e promissor, além de politicamente estável.

Em janeiro, o presidente Flores enviou ao conselho permanente da OEA seu programa para dirigir a entidade dando ênfase específica à América Central, especialmente na necessidade de ser um corpo regional capaz de prestar atenção às aspirações dos Estados menores.

Flores também focou em três temas: atacar a pobreza via crescimento econômico, aumentando o papel da OEA para respostas a desastres naturais e dando uma visão de como seriam os próximos cinco anos.

O ex-presidente sugere que uma integração regional mais profunda aumentará a competitividade dos países menores de forma que possam ter total acesso às vantagens e benefícios da economia globalizada no século 21. Cita como exemplo o acordo de Livre Comércio da América Central como algo que poderia ser obtido neste esforço concentrado.

Também destacou a necessidade de uma integração regional no hemisfério, como significado do apoio vindo de organizações de financiamento multilaterais, bancos privados e do fluxo de capital aplicado no desenvolvimento e na geração de empregos.

A visão de Flores para o hemisfério é a visão da OEA: liberdade, democracia, prosperidade e estabilidade para uma região que sempre foi conhecida pelas turbulências. É um homem pragmático, um democrata comprometido com um currículo que o espalda, um multilateralista que endossa os valores que são o centro do trabalho da OEA.

Foi o comandante durante um período difícil da história de El Salvador. Os EUA crêem que essa experiência permitirá que dialogue de igual para igual com outros líderes nos confrontos enfrentados pela organização, entre eles a reconstrução pós-conflito e o doloroso processo de reconciliação. O Haiti é um caso que vem à mente nessa hora.

Os EUA acreditam na OEA renovada, criativa e tendo uma liderança resoluta à frente, baseada na profunda apreciação dos benefícios da ação regional e da unidade hemisférica. Não temos dúvida que Francisco Flores pode guiá-la rumo ao fortalecimento das instituições que sustentam a prosperidade de forma que todos os cidadãos das Américas possam aproveitar os benefícios da liberdade.