Valor Econômico, n. 5202, v.21, 06/03/2021. Brasil, p.A4

 

 

 

Araújo leva ‘chamada’ para colocar máscara em Israel

 

Bronca” ocorreu após a cerimônia de boas-vindas, quando ele foi convidado a posar para uma foto oficial com o chanceler israelense

Por Fabio Murakawa — De Brasília

 

 

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, levou ontem uma chamada ao ser recebido em viagem oficial a Israel. A “saia justa” ocorreu após a cerimônia de boas-vindas na sede da chancelaria israelense em Jerusalém, quando ele foi convidado a posar para uma foto oficial com seu contraparte, Gabi Ashkenazi.

 

Ao contrário do israelense, Araújo não usava máscara de proteção. Ao aproximar-se de Ashkenazi, o brasileiro foi advertido pelo locutor do evento, que falou em inglês ao microfone: “Tem que ser com a máscara”.

 

“Oh, yes!”, respondeu um constrangido Araújo. O ministro deu, então, dois passos para trás, colocou a proteção e voltou para perto do colega israelense.

 

Araújo lidera uma comitiva de dez autoridades brasileiras em busca de “intercâmbio científico” com Israel no contexto da pandemia. O presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer reiteradas vezes que o objetivo da viagem seria analisar um spray nasal que está sendo testado pelos israelenses em fase preliminar para pacientes em estado grave. Porém, diante da má repercussão e da falta de vacinas no país, o spray sumiu dos discursos presidenciais e das notas do Itamaraty a respeito da viagem.

 

O comportamento do chanceler reflete a resistência de membros do governo federal a usar a máscara.