Título: Especialistas comemoram a notícia, há anos esperada
Autor: Verly, Ana Paula; Migliaccio, Marcelo
Fonte: Jornal do Brasil, 14/01/2009, Cidade, p. A7
A possibilidade de que as obras no sistema de transportes e na estrutura viária do Rio sejam, enfim, contempladas com recursos do governo federal alegrou especialistas em trânsito da cidade entrevistados ontem pelo Jornal do Brasil.
- Essa notícia mostra o bom senso em valorizar o transporte de massa. As autoridades deviam a linha 4 do metrô aos moradores da Barra, porque há 30 anos já se sabia que a cidade cresceria em direção à Zona Oeste, e, apesar disso, nada foi feito comemora o presidente da ONG Trânsito Amigo, Fernando Diniz.
Estudioso do trânsito desde que perdeu um filho num acidente, Diniz lembra, entretanto, que serão necessárias muitas outras medidas de engenharia de tráfego:
- Será preciso aumentar a oferta de ônibus e micro-ônibus para distribuir as pessoas que chegarem de metrô à Barra.
O tenente-coronel da reserva e ex-assessor do Departamento de Circulação Viária do Rio Milton Corrêa da Costa acredita que, se as obras não forem feitas, em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, o trânsito carioca estará caótico.
- São 150 mil novos carros emplacados a cada ano. Até lá, serão mais 1 milhão nas ruas. O Rio vai parar se nada for feito.
Menos ônibus Para ele, a ampliação do metrô deve ser acompanhada obrigatoriamente de uma redução no número de ônibus nas ruas.
- Senão, vai ficar como na Praça Saenz Pena, na Tijuca, que é uma confusão danada. O transporte de massa tem por obrigação diminuir a circulação de veículos.