Título: Ocupação na indústria tem maior retração desde 2003
Autor: Aliski, Ayr
Fonte: Jornal do Brasil, 14/01/2009, Economia, p. A14

O nível de emprego na indústria seguiu o ritmo da produção e caiu 0,6% em novembro, na comparação com o mês anterior, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior queda desde outubro de 2003 (-0,7%). Em relação a igual período do ano passado, porém, houve aumento de 0,4%. Foi o 29º mês consecutivo com resultado positivo na comparação com igual período no ano anterior. Esse incremento, porém, foi o menor constatado desde outubro de 2006 (0,3%).

Segundo o IBGE, os resultados de novembro estão "em linha com a desaceleração da produção industrial nos últimos dois meses".

De janeiro a novembro, o IBGE verificou crescimento de 2,4% em relação a período correspondente no ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta chega a 2,5%.

Contração da renda O valor da folha de pagamento dos trabalhadores da indústria também teve a segunda contração consecutiva, com queda de 2,7% em novembro, na comparação com o mês anterior. Em relação a novembro do ano passado, o incremento foi de 4,1%. De janeiro a novembro, o acréscimo foi de 6,3%, e nos últimos 12 meses, a alta acumulada também é de 6,3%.