Título: Rio se prepara para a festa
Autor: Mariana Filgueiras
Fonte: Jornal do Brasil, 26/02/2005, Rio, p. A15

Iluminação no Cristo, bolo gigante na Rua da Carioca e outras iniciativas marcam o aniversário da cidade As comemorações pelo aniversário de 440 anos da cidade, na terça-feira, vão ser marcadas pelo inusitado. O Cristo Redentor vai ficar azul, o Hino Nacional será executado na linguagem dos sinais e um bolo de 4,40 metros será cortado em homenagem ao Rio de Janeiro. Mudar a iluminação do Cristo é um projeto antigo da artista plástica francesa Agnés P. Winter. Há dois anos, ela tentou realizar a experiência, mas uma chuva forte impediu o efeito.

- Desta vez espero que não chova, a data é muito especial - comentou Agnés.

A cor azul foi escolhida por representar o infinito, a união do céu com o mar, de acordo com a artista.

A iniciativa foi autorizada pela Arquidiocese do Rio, para celebrar a paz no mundo. Celebrações terão início mais cedo, às 17h, quando o cardeal Eusébio Scheid abençoará a cidade, no alto do Corcovado. O gesto lembrará o papa João Paulo II, que há 25 anos também deu uma bênção a todos os cariocas. Em seguida, 20 alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos apresentarão o Hino Nacional na linguagem de sinais, com a participação da Orquestra Villa-Lobinhos. A nova iluminação poderá ser admirada ao anoitecer.

Ainda dentro da programação de homenagens, o Trem do Corcovado inaugura na terça-feira o Jardim dos Santos, parte do projeto Linha Verde de paisagismo, feito ao longo da via ferroviária. O jardim foi instalado na chamada Curva do Oh!, quase chegando aos pés do Cristo Redentor. Foram colocadas estátuas de 12 santos cultuados no Brasil, entre eles São Sebastião, o padroeiro da cidade.

Não poderia faltar um bolo para comemorar o aniversário. O do Rio será, como de costume, promovido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), a partir das 11h. O bolo terá 4,40 metros de comprimento e a mesma medida de altura, fazendo referência aos 440 anos de fundação da cidade. De acordo com o presidente da Sarca, Roberto Cury, para confeccionar o gigantesco bolo - que sairá dos fornos da tradicional Confeitaria Manon, pesando cerca de 1,5 tonelada - serão gastos 400 kg de farinha de trigo; 200 kg de açúcar; 100kg de margarina; 250 litros de leite; 900 dúzias de ovos; 50kg de goiabada e 50kg de doce de leite.

Durante a festa dos amigos da Rua da Carioca, a cantora Beth Carvalho vai receber o título de A Mais Carioca do Rio. Por uma coincidência de nomes, Beth Carvalho chegará ao topo do bolo para cortar o primeiro pedaço a bordo do Carvalhão, como é conhecido o guindaste usado para levar destaques até o alto dos carros alegóricos das escolas de samba.