Valor Econômico, n.5207 , 15/03/2021. Brasil, p.A2

 

Indústria alerta para oferta limitada de oxigênio

Murilo Camarotto

15/03/2021

 

Indústria química informa ao governo sobre situação preocupante de oferta de oxigênio no país

Em reunião com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na sexta-feira, representantes da indústria química classificaram como preocupante a situação da oferta de oxigênio medicinal no país. Após o colapso ocorrido em Manaus, onde foram registrados casos de pessoas morrendo sufocadas, o problema mais sério continua concentrado no norte, muito por conta dos entraves logísticos típicos da região amazônica.

Os executivos disseram que Acre e Rondônia têm a situação mais delicada em termos de suprimento, com estoque para apenas 13 dias - se considerada a data de hoje, apenas dez dias. O governo se comprometeu a tomar medidas para evitar a escassez nesses locais.

No entanto, segundo relatos dos participantes, os problemas para a fabricação tanto de oxigênio como de cilindros, além da logística, tornam o quadro grave em todo o território nacional.

Representantes da Casa Civil e dos ministérios da Saúde, Economia e Infraestrutura participaram do encontro, que também contou com a presença da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e de empresas de produção e envase de oxigênio medicinal.

Outra reunião, somente entre integrantes do governo federal, ocorreu em seguida para definir estratégias para o enfrentamento do problema e a função de cada uma das pastas. A Anvisa se colocou à disposição para facilitar a aprovação e a eventual liberação de cargas de oxigênio.

No sábado, a agência publicou no sábado edital para que fabricantes, envasadoras e distribuidoras de oxigênio forneçam dados sobre a capacidade de fabricação, envase e distribuição, respectivos estoques disponíveis e quantidade demandada nos últimos 60 dias.

Na quinta-feira, em reunião com senadores, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que o problema local de oxigênio está praticamente superado.