Título: Benedito é lançado, mas fala com PT
Autor: Mariana Santos
Fonte: Jornal do Brasil, 03/03/2005, Brasília, p. D3

Ex-vice de Roriz entra com o PP na corrida pelo governo mantendo negociações com o maior partido da oposição

Em um encontro da executiva regional na noite da última segunda-feira, o Partido Progressista definiu que vai entrar na corrida pelo Palácio do Buriti. E o presidente da sigla no DF, Benedito Domingos, é o nome mais cotado para encabeçar uma chapa alternativa contra a polarização azul e vermelha, que alinha uma disputa histórica entre PT e PMDB na cidade. Há meses, Benedito vem sendo cortejado por todos os lados. O líder evangélico mostrou, nas últimas eleições, que pode fazer a diferença. Em 2002, então vice de Joaquim Roriz no GDF, Benedito obteve mais de 88 mil votos que, se somados aos 521 mil de Roriz, alcançariam mais de 50% dos votos válidos e garantiriam a reeleição do governador ainda em 1º turno.

Ontem, Benedito teve um almoço com o presidente do PT-DF, Wilmar Lacerda. No cardápio, uma possível aliança com a sigla. Ele conta ainda que mantém conversas com os pefelistas Paulo Octávio e Arruda, além de Tadeu Filippelli (PMDB), todos pré-candidatos. O PT aproximou laços com os progressistas em 2002, quando abraçaram a campanha de Geraldo Magela no segundo turno. Além disso, o PP faz parte da base de apoio do governo Lula e, caso permaneça a verticalização, ficaria difícil a aliança com o PFL.

Influente em um eleitorado disputado ¿ os evangélicos somam 300 mil no DF ¿ Benedito afirma que a legenda pode apresentar ainda os nomes de ex-deputado federal Jofran Frejat (433 mil votos nas últimas eleições para o Senado) e o senador Valmir Amaral, que deixa o PMDB nos próximos dias e já enviou sinais para o PP.

¿ A princípio teremos candidato próprio. Queremos saber se uma candidatura do PP cai nas graças do povo. Mas qualquer definição agora é prematura ¿ afirma Benedito, contando com a popularidade de uma candidatura pepista mas sem descartar a hipótese de compor com outras legendas, inclusive PMDB e PSDB, caso lancem candidatos próprios.

O distrital Júnior Brunelli (PP), que participou da reunião da executiva, afirma ser importante que a sigla aproveite o efeito Severino para se fortalecer. ¿É o nome da moda¿, brinca. O novo presidente da Câmara dos Deputados, filiado ao PP de Pernambuco, começou com poucas expectativas de êxito e derrotou o adversário Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), candidato oficial, com 50% a mais dos votos dos colegas da Casa.

Com um suposto fortalecimento, o PP valoriza seu passe na negociação de uma composição. Com relação ao governo Roriz, Benedito admite que o PP do DF tem se colocando em uma posição ¿em cima do muro¿. Enquanto Júnior Brunelli participa da Frente Democrática, bloco liderado pelo PT na Câmara Legislativa, Vigão é titular de uma Secretaria do GDF.