Título: Augusto também pode ser candidato
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/03/2005, Brasília, p. D3

O cenário ainda tumultuado da sucessão ao GDF está fazendo com que possíveis candidaturas aflorem mais de um ano e meio antes das eleições. Na última terça-feira foi a vez do PPS lançar o nome do distrital Augusto Carvalho como pré-candidato ao Palácio do Buriti. A decisão foi tomada durante encontro de militantes e dirigentes da legenda. Na iniciativa, o PPS conta com o PDT, de quem se aproxima também em nível nacional. Na semana passada, as duas siglas publicaram uma nota reafirmando a intenção de trabalhar em conjunto, em posição ''não alinhada'' ao governo federal.

Para discutir e avaliar as diretrizes do apoio no DF, PPS e PDT reúnem-se hoje à noite. De acordo com Augusto, a expectativa é formar uma chapa independente, sem necessidade das bênçãos do Planalto, em âmbito nacional, nem do Buriti, no DF.

- Nossa eventual candidatura não terá dono. E dessa vez entraremos em um cenário de insatisfação, pós-rorizista e pós-PT, desnudo dessas contradições de discurso e ação - afirma Augusto. Com a opção pelo seu nome, José Antônio Reguffe, que já havia sido cogitado para a indicação, voltaria a disputar uma vaga na Câmara Legislativa.

O objetivo é, com o lançamento, aglutinar forças, principalmente de partidos de esquerda que não aceitaram o perfil que o PT apresenta na presidência da República. No entanto, a idéia é aguardar a acomodação do troca-troca de legendas entre os parlamentares, a fim de viabilizar as eleições em 2006, para afinar discursos.

No PDT, a expectativa é pela filiação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, que se desfiliou do PDT ao assumir cargo no Judiciário. No entanto, Corrêa tem acenado para a apresentação de seu nome na disputa pelo GDF apenas no caso de receber apoio do governador Joaquim Roriz - hipótese considerada remota por próprios pedetistas. Membros do Diretório Nacional têm afirmado que a orientação de um trabalho em conjunto deve ser seguida em todo o País.